Gerry Cardinale - Foto: IMAGO

Dono do Milan: «Os nossos verdadeiros rivais não são da Serie A, mas sim da Premier League»

Gerry Cardinale, proprietário do Milan revelou que os clubes em Itália ainda têm alguma dificuldade em competir financeiramente com os ingleses

Gerry Cardinale, proprietário do Milan, abordou as desigualdades financeiras entre a Serie A e outras grandes ligas europeias. Segundo ele, o futebol italiano é extremamente competitivo, mas não recebe o reconhecimento merecido.

Em entrevista ao podcast «The Varsity», explicou que os principais concorrentes dos clubes italianos não são os adversários domésticos, mas sim as equipas financeiramente dominantes da Premier League.

«A verdadeira rivalidade não é com as outras 19 equipas da Serie A, mas sim com a Premier League. Eles têm quase quatro vezes mais receitas televisivas do que as outras ligas europeias – e isso é um problema», afirmou.

Gerry Cardinale e Zlatan Ibrahimovic

O empresário sublinhou que, em Itália, qualquer equipa é capaz de vencer os líderes, mas esta competição acirrada não é recompensada financeiramente pelo sistema.

Rafael Leão e Luka Modric
Rafael Leão e Luka Modric

«Não consigo aceitar os atuais contratos de transmissão internacionais, mas os distribuidores querem mais jogos grandes. Ninguém quer transmitir um CagliariLecce, e isso é um problema», acrescentou Cardinale.

Na opinião do empresário, é precisamente por isso que o futebol se move em direção a ideias progressistas, como a Superliga, uma vez que o sistema atual premeia o valor da marca e não o verdadeiro desempenho desportivo.