De motorista ao 5.º lugar na LaLiga: a incrível história do treinador do Espanhol
O Espanhol é, até ao momento, a grande sensação da LaLiga, ocupando o surpreendente 5.º lugar após 15 jornadas. Se o clube de Barcelona vencer o jogo em atraso face ao Atlético Madrid, aliás, fica apenas a um ponto dos colchoneros.
E quem é o homem do leme dos catalães? Manolo González, técnico que chegou ao clube em 2023/24, apenas seis anos depois de ter deixado a anterior profissão, a de... motorista de autocarros.
O treinador, de 46 anos, chegou ao Espanhol praticamente como um desconhecido, tendo passagens por clube modestos, mas revolucionou os catalães em pouco tempo, alcançou o regresso à LaLiga e, este ano, vai brilhando no principal escalão, depois de ter terminado na 14.ª posição na temporada transata.
Recuando alguns anos na vida de Manolo González, conta o Foot Mercato, o técnico orientou uma equipa sénior pela primeira vez em 2012, após vários anos a treinar nos escalões de formação. O modesto Montañesa, durante duas temporadas na quarta divisão espanhola, foi o seu primeiro clube.
Ciente de que o trabalho como treinador não era suficiente para pagar as contas, tornou-se motorista de autocarros, trabalhando nas ruas de Barcelona, ao mesmo tempo que a sua carreira no futebol disparaca. Ao serviço do Badalona, na terceira divisão, começou a ganhar fama na Catalunha.
Em 2017, para se dedicar exclusivamente ao trabalho dentro das quatro linhas, decidiu demitir-se do emprego como motorista. Depois de excelentes trabalhos no Ebra, onde chegou aos oitavos de final da Copa do Rei, e novamente no Badalona, despertou o interesse do Espanhol e ingressou inicialmente na formação secundária do clube, tendo ascendido ao cargo de treinador da equipa A na sequência do despedimento de Luis Ramis. O resto é história...