Treinador italiano, que está a caminho do FC Porto, analisado por Wilson Eduardo, com quem privou no Alanyaspor
Treinador italiano, que está a caminho do FC Porto, analisado por Wilson Eduardo, com quem privou no Alanyaspor

Começou no FC Porto e foi treinado por Farioli: «Quer ter sempre a bola e explica tudo ao grupo»

Wilson Eduardo, que iniciou o seu percurso nos dragões, foi orientado pelo técnico italiano nos turcos do Alanyaspor. Em conversa com A BOLA, detalha métodos do novo líder do balneário azul e branco

Poucos se recordarão, mas foi no FC Porto que Wilson Eduardo deu os primeiros pontapés na bola. Da Invicta rumaria a Lisboa, para completar o processo de formação no Sporting, mas a passagem pelos dragões deu ao extremo, agora com 34 anos de idade - completa 35 na próxima terça-feira -, uma noção do que é a exigência azul e branca.

Ora, juntando a isso o facto de ter sido orientado por Francesco Farioli, que será o próximo treinador do FC Porto, Wilson Eduardo está pronto para analisar o técnico. Foi o que fez, em declarações exclusivas a A BOLA.

«É um treinador que gosta de criar e a equipa sabe perfeitamente o que tem de fazer. Quer ter sempre a bola e explica tudo ao grupo. Com as devidas distâncias, comparo-o ao Abel Ferreira, com quem trabalhei no SC Braga. São ambos muito estudiosos e preparam todos os treinos e jogos ao detalhe», começou por dizer.

Internacional angolano, que terminou a época no Alverca, trabalhou com Farioli no Alanyaspor

Relativamente ao transalpino, há como que uma junção de dois técnicos de topo: «Ao contrário do que é habitual na escola italiana, o mister Farioli gosta de jogar um futebol ofensivo, apoiado e com construção a partir de trás. Tem um estilo que adota muitas ideias de Pep Guardiola e de Luís Enrique, com o tal destaque para a posse e para o ataque continuado, mantendo sempre os equilíbrios.»

Além das questões táticas, Wilson Eduardo, que trabalhou com Farioli nos turcos do Alanyaspor, entre 2021 e 2023, recorda o excelente relacionamento que o técnico priviliegia com o grupo.

«É um treinador aberto, ao contrário de outros que já apanhei e que eram mais de monólogos. Ele dá liberdade aos atletas para falarem e isso, nos dias de hoje, é cada vez mais importante. Os jogadores são cada vez mais estudiosos e interessados nessas matérias, gosta de perceber os exercícios e as estratégias, pelo que é extremamente importante existir essa interação. Sempre dentro dos limites que devem existir entre os elementos da equipa técnica e o grupo de trabalho, claro», esclarece.

Tudo somado, a decisão da SAD portista foi, no entender do extremo, bastante acertada: «Foi uma boa escolha do FC Porto. O clube não esteve tão bem na época passada, como se sabe, mas julgo que o mister Farioli vai estar à altura do desafio. É certo que acabou por ter um final trágico no Ajax, mas antes daquela reta final de campeonato tinha feito um trabalho de grande nível.»

Um clube com a dimensão do FC Porto não pode esperar pelo sucesso, que tem de ser imediato, mas Wilson Eduardo deixa a garantia aos adeptos dos dragões.

«Claro que os resultados é que contam, todos sabemos disso, mas é importante que nesta fase inicial os sócios e simpatizantes do FC Porto tenham paciência para que ele possa aplicar as suas ideias, os seus métodos, para que a equipa possa vir a carburar», concluiu.

Sugestão de vídeo: