Sofiane Seili

Ciclista francês preso preventivamente na Rússia

Sofiane Seili começou a sua jornada em Lisboa mas acabou preso na Rússia

O ciclista francês Sofiane Seili, detido na Rússia no início de setembro, permanecerá em prisão preventiva até ao julgamento agendado para 4 de outubro, decidiu o tribunal distrital, segundo a imprensa francesa.

As autoridades russas não especificaram os motivos da sua detenção, mas Seili é acusado de ter, alegadamente, atravessado ilegalmente a fronteira russa, segundo o Figaro. «O Tribunal Distrital da região de Primorsky Krai decretou, a 6 de setembro, a medida preventiva de prisão até ao início do julgamento de Seili», informou o serviço de imprensa do tribunal, de acordo com a agência russa RIA Novosti.

Sofiane Seili

Seili (44) foi detido em Vladivostok, após tentar bater o recorde mundial de travessia do território euro-asiático de bicicleta, noticiou anteriormente o Le Monde. O francês, que partiu de Lisboa a 1 de julho, publicou na sua conta de Instagram, a 2 de setembro, que foi bloqueado pelos funcionários da alfândega na fronteira sino-russa, após duas tentativas de entrada em território russo, através de duas passagens de fronteira separadas por 200 quilómetros, segundo o jornal L'Équipe. De acordo com outros vídeos publicados no Instagram, que ainda estão online, ele passou pelo Tajiquistão, Mongólia e China.

«O fracasso tão perto do objetivo é desolador. Agora tenho dez meses para decidir se quero tentar novamente bater este recorde ou se ficará para sempre como um fracasso.» , disse Sofiane Seili

O consulado francês também está a fazer esforços para ajudar no caso. Desde 2012, Seili participou em 20 grandes corridas, vencendo 11 delas, incluindo a Tour Divide em 2022, com um percurso de 4,5 mil km do Canadá à fronteira mexicana.