Carlos Barroca  visitou as instalações de A BOLA.      Fotografia Miguel Nunes
Carlos Barroca visitou as instalações de A BOLA. Fotografia Miguel Nunes

Carlos Barroca apresenta projeto de Cidade do basquetebol no Montijo

O candidato às eleições da FPB apresentou uma maqueta para um pavilhão principal com capacidade para 3.000 espetadores, três campos laterais, campos exteriores semicobertos (incluindo para a variante 3x3), um centro de estágios com 180 camas e um auditório para 500 pessoas. As eleições realizam-se a 25 de abril

Carlos Barroca, candidato à presidência da Federação Portuguesa de Basquetebol, revelou esta quarta-feira um ambicioso projeto para a construção da Cidade do Basquetebol no Montijo. A iniciativa, que conta com o apoio da autarquia local, prevê o arranque das obras até 2028, com o objetivo de concluir a infraestrutura até ao final do mandato.

O complexo desportivo, desenhado pelo arquiteto Paulo Bernardo, será uma estrutura moderna e polivalente. Incluirá um pavilhão principal com capacidade para 3.000 espetadores, três campos laterais, campos exteriores semicobertos (incluindo para a variante 3x3), um centro de estágios com 180 camas e um auditório para 500 pessoas. O projeto contempla ainda a integração de tecnologias de ponta, semelhantes às utilizadas em ligas de referência como a NBA.

O nome da futura Cidade do Basquetebol será decidido através de um concurso de ideias aberto ao público.

Galeria de imagens 9 Fotos

«Este é um projeto há muitos anos desejado pela comunidade do basquetebol em Portugal, que vamos conseguir construir com financiamento privado, mas que não conseguiríamos concretizar sem o apoio da Câmara Municipal do Montijo», afirmou Carlos Barroca. O candidato sublinhou que a infraestrutura servirá toda a comunidade, desde equipas insulares que se desloquem ao continente a qualquer clube nacional que necessite de um espaço para estágios ou preparação.

Barroca destacou ainda o papel central do complexo: «Este será também a casa das seleções nacionais, sejam masculinas, femininas, de formação, 3x3, cadeira de rodas ou ANDII. Sendo ainda uma âncora para as equipas do Montijo e concelhos vizinhos, carregados de tradição na nossa modalidade».

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Fernando Caria, manifestou o seu total apoio à iniciativa. «Assim que vimos o projeto, percebemos que era uma oportunidade única para o nosso Concelho. Estamos a ver, juntamente com o Carlos Barroca, com o Executivo e com as equipas técnicas, a melhor forma de viabilizar a Cidade do Basquetebol, sendo que iremos agilizar tudo o que for possível do lado da autarquia para que o projeto se concretize o mais rapidamente possível», garantiu.

Carlos Barroca é candidato às eleições para a presidência da Federação Portuguesa de Basquetebol, que se realizam no próximo dia 25 de abril e terá como adversário João Carvalho, atual secretário-geral da FPB.