Brilhou no Benfica e não deixou saudades no Sporting: sabe por onde anda Markovic?
Lazar Markovic é certamente um nome na memória de quem acompanha o futebol português. O sérvio teve duas passagens por Portugal: uma de sucesso, no Benfica, e outra que não deixou tantas saudades, no Sporting, por empréstimo do Liverpool.
Markovic chegou ao Benfica em 2013/2014, apontado como grande promessa sérvia, e a sua época faziam antever grandes coisas na sua carreira. Fez 49 jogos de águia ao peito e marcou sete golos, acrescentando seis assistências.
As exibições na Luz despertaram o interesse dos tubarões europeus e o Liverpool deixou 25 milhões de euros nos cofres encarnados para levar o atacante, que fez a formação no Partizan.
Em Inglaterra, Markovic foi utilizado por Brendan Rodgers em 34 jogos – somou três golos e uma assistência –, na primeira época, sendo cedido na seguinte. Fez dois golos em 21 jogos pelo Fenerbahçe e voltou a Anfield.
Passagem sem sucesso pelo Sporting
Em 2016/2017, sem espaço no Liverpool, Markovic tentou relançar a carreira pela mão de um treinador que bem conhecia e com quem teve sucesso: Jorge Jesus. Foi cedido ao Sporting, mas não teve uma passagem feliz. Foram 14 jogos e dois golos. O sérvio não terminou a temporada em Alvalade e seguiu por empréstimo para o Hull City, na altura orientado por Marco Silva.
Markovic passou ainda por Anderlecht e Fulham, sempre na condição de emprestado pelo Liverpool, antes de, em 2019/2020, regressar a casa. Voltou ao Partizan, onde esteve três épocas. Mudou-se para a Turquia em 2022/2023 para vestir a camisola do Gazientep e foi emprestado a meio da temporada ao Trabzonspor.
Em 2024/2025, Lazar Markovic deixou o Gazientep em definitivo e rumou aos Emirados Árabes Unidos para representar o Baniyas, onde fez sete golos e seis assistências em 31 encontros.
Nova aventura... agora no Chipre
Esta quarta-feira, Markovic foi anunciado como reforço do Apollon Limassol, do Chipre. O extremo, de 31 anos, assinou até maio de 2026, com mais um ano de opção. Nos cipriotas, o ex-Benfica e Sporting será colega de Bruno Gaspar, que passou, em Portugal, por Sporting e Vitória de Guimarães, além de ter feito a formação no Benfica.
Sugestão de vídeo:
Artigos Relacionados: