Benfica faz história ao chegar pela primeira vez às 'meias' da Taça Europeia feminina
O Benfica conseguiu este domingo apuramento inédito para as semifinais da Taça Europeia feminina ao eliminar a formação turca Armada Praxis Yalikavaspor. Se na primeira mão as águias venceram na Luz por 33-29, a vitória na segunda mão, o Binnaz Karakaya Sports Hall, foi ainda mais expressiva (30-23).
#AndebolBenficaFem | ⏹️ Termina a partida e 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐧𝐚𝐬 𝐌𝐄𝐈𝐀𝐒-𝐅𝐈𝐍𝐀𝐈𝐒 da EHF European Cup Women! 🤩
— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb) March 17, 2024
🤾♀️ Viktoriya Borshchenko (7), Sabryne Santos (6), Ana Bolzan (4), Mihaela Minciuna (4), Constança Sequeira (3), Ana Silva, Duda, Maria Unjanque, Isabela… pic.twitter.com/gutltHPQf1
Com a possibilidade de fazer história, as encarnadas marcaram o primeiro golo da partida, por Mihaela Minciuna, mas a primeira parte foi muito renhida e, por isso, na ida para o intervalo, a formação portuguesa vencia pela margem mínima (12-11).
Mas tudo mudaria no recomeço da partida. Apesar do empate a 12-12, o conjunto lisboeta conseguiu um parcial vital de 7-0 (19-12). Viktoriya Borschenko foi a melhor marcadora com sete tentos em outros tantos remates, juntamente com Alexandra Lutunu Shunu, também com sete. Ainda assim, destaca-se a boa prestação defensiva das águias, que dificultaram muito a ação ofensiva adversária, especialmente nos primeiros 15 minutos do segundo tempo.
Na meia-final, o Benfica vai defrontar as eslovacas do clube MSK Iuventa Michalovce, que derrotaram as neerlandesas do Cabooter Handball Venlo. A primeira mão da eliminatória está prevista para ser disputada nos dias 20 e 21 de abril e a segunda realiza-se a 27 ou 28 de abril.