Bas Dost celebra golo com a camisola do Sporting
Bas Dost celebra golo com a camisola do Sporting. Anunciou fim de carreira em setembro, aos 36 anos. «Não quero arriscar a minha vida», disse, depois de lhe ter sido detetado um problema cardíaco no NEC - Foto: Imago - Foto: IMAGO

Bas Dost (ex-Sporting) termina carreira: «Não quero arriscar a minha vida» 

Avançado sofreu um colapso em campo, na visita do NEC ao terreno do AZ Alkmaar, tendo sido diagnosticado com uma miocardite, em 2023

Bas Dost (ex-Sporting) anunciou o fim de carreira aos 36 anos. Em 2023, o avançado sofreu um colapso em campo, na visita do NEC ao terreno do AZ Alkmaar, tendo sido diagnosticado com uma miocardite.  

O internacional neerlandês fez uma pausa na carreira e esperava regressar aos relvados, algo que não irá acontecer, apesar de, em abril, ter recebido autorização do cardiologista para voltar a treinar. 

Bas Dost jogou de leão ao peito entre 2017 e 2019
Bas Dost jogou de leão ao peito entre 2016 e 2019 Foto: A BOLA

«Pude correr na passadeira, foi fantástico. Até que, em junho, recebi uma chamada do cardiologista. Tinha sido detetado algo durante um treino. Esse momento mudou tudo. Pensei: ‘Não quero isto’. Não quero arriscar a minha vida. Pensei nisso durante duas semanas e depois tomei a decisão», referiu, em declarações ao jornal Algemeen Dagblad.  

«Tive uma ótima carreira, tenho orgulho do que conquistei», concluiu Bas Dost, que passou por clubes como Emmen, Heracles Almelo, Heerenveen, Wolfsburgo, Sporting e NEC.  

Bas Dost, recorde-se, representou os verdes e brancos ao longo de três épocas, de 2016/17 a 2018/19, tendo somado 127 jogos de leão ao peito (93 golos) e conquistado três troféus: uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.