Catalães venceram por 4-0 o Athletic Bilbao. #DAZNLaLiga

Barcelona esmaga Athletic no regresso a Camp Nou

Lewandowski, Ferran Torres e Fermín Lopez construíram vitória convincente dos 'blaugrana' contra adversário do Sporting na UEFA Champions League

A espera do Barcelona terminou em grande estilo. Os blaugrana dificilmente podiam ter pedido melhor regresso ao renovado Camp Nou, depois de dois anos e meio de avanços e recuos nas obras de melhoramento do mítico recinto.

O Athletic Bilbao foi o adversário dos blaugrana no regresso a casa, ainda com limitações de lotação, e regressou ao País Basco com uma goleada sofrida (0-4) na mala. 45 mil espectadores viram Robert Lewandowski recuperar a bola no último terço dos bascos e inaugurar o marcador, logo aos 4'.

A defesa do adversário do Sporting na última jornada da fase de liga da UEFA Champions League facilitou e os blaugrana não perdoaram. Ferran Torres colocou a bola no fundo das redes do Athletic aos 24', mas foi apanhado nas malhas do fora de jogo.

O internacional espanhol estava endiabrado e em cima do intervalo alargou mesmo a vantagem blaugrana. Lamine Yamal isolou Ferran com um passe de trivela delicioso, Unai Simón facilitou e o Barcelona saiu para o descanso a vencer por 2-0.

Na segunda parte, tocou a mesma música: os culés espalhavam qualidade técnica e o Athletic via jogar. Eric García aproveitou tamanha apatia adversária para se aventurar no último terço basco, trocou a bola com Ferran e colocou Fermín na cara do terceiro golo.

O extremo de 22 anos não tremeu na cara de Unai Simón e rubricou o sétimo golo na temporada. O 3-0 provocou a derrocada emocional do Athletic que ficou reduzido a dez elementos, após Sancet receber ordem de expulsão por pontapear Lamine Yamal, aos 54'.

O resultado confortável permitiu que Hansi Flick gerisse os pesos pesados, já a pensar na deslocação ao terreno do Chelsea, na terça-feira, na UEFA Champions League. Raphinha regressou aos convocados pela primeira vez desde setembro, mas não saiu do banco de suplentes.

Mesmo em velocidade cruzeiro, o Barcelona chegou ao 4-0 em cima do apito final: Lamine Yamal partiu a defesa adversária ao meio e ofereceu o bis a Ferran Torres numa bandeja de prata, aos 90+2'.

Galeria de imagens 9 Fotos

Fogos de artifício pontuaram o final da partida e o regresso do Barcelona à liderança da LaLiga, com os mesmos 31 pontos do Real Madrid, que defronta o Elche no domingo.