«Barcelona à espera»: espanhóis destacam Cardoso Varela

Extremo português deixou o FC Porto em litígio e continua a ser colocado na rota do emblema catalão

Cardoso Varela continua a impressionar no Dínamo Zagreb — um golo aos 90+6' salvou a equipa da derrota frente ao Malmo, na Suécia, esta quinta-feira (1-1) — e as suas exibições continuam a alimentar a Imprensa espanhola, que reforça o interesse do Barcelona no jovem extremo português.

«Cardoso Varela arromba a porta na Europa com o Barcelona à espera», escreve o jornal Sport na sua edição online, antes de recordar a novela protagonizada pelo atacante de 16 anos, que deixou o FC Porto, clube onde cumpriu formação, em litígio.

Os argumentos de Cardoso Varela ficaram à vista ao serviço de Portugal no Europeu de Sub-17 no Chipre, em 2024, e desde aí aquela que foi uma das revelações do torneio despertou a cobiça de clubes de topo: Manchester City e Dortmund foram alguns dos emblemas que se juntaram aos catalães no lote de interessados no jovem de então 15 anos, que terminava ligação aos dragões em junho desse ano.

No contrato com os azuis e brancos constava uma cláusula segundo a qual eram exigidos três milhões de euros ao clube que contratasse o extremo antes dos 16 anos. O que se seguiu foi uma novela: jogador em paradeiro incerto até aparecer num clube da quarta divisão croata.

O FC Porto considerou esta manobra dos agentes uma tentativa de contornar o contrato, resguardando o jogador até assinar por um clube de maior dimensão, e apresentou queixa junto da FIFA, no entanto, em fevereiro deste ano, o organismo deu luz verde e Cardoso Varela assinou pelo Dínamo Zagreb.

«Ele ganhou todos os processos contra o FC Porto. O Ministério Público também rejeitou a denúncia e arquivou o caso em outubro. A FIFA decidiu favoravelmente e ele foi inscrito como jogador do Dínamo», disse na altura o agente Andy Bara, recorda a publicação.

Pese a renovação de contrato com os croatas, o jornal espanhol diz que os planos do Barcelona em relação ao atacante não mudam, e que embora a transferência do jogador esteja avaliada em cinco milhões de euros o valor pode mudar dadas as exibições.