Guruzeta marcou dois dos três golos do Athletic Bilbao - FOTO:Cesar Ortiz/IMAGO
Guruzeta marcou dois dos três golos do Athletic Bilbao - FOTO:Cesar Ortiz/IMAGO

Athletic ganha e descola do Benfica

Equipa basca conquistou a primeira vitória frente a um adversário que se estreou a ganhar na Luz. Preocupação com lesão de Iñaki Williams. Bascos serão adversários do Sporting na última jornada da UEFA Champions League

MADRID - O adversário do Sporting no último jogo desta fase da UEFA Champions League e a equipa que ganhou na Luz ao Benfica defrontaram-se no estádio de San Mamés, num desafio que terminou com o merecido triunfo da turma da casa.

Não podiam ter começado pior as coisas para os bilbaínos. Ainda não tinha passado um minuto quando os visitantes beneficiaram de um lançamento de linha lateral, os dois centrais Paredes e Laporte não se entenderam e aproveitou o internacional cabo-verdiano Leandro Andrade para se apoderar da bola e enviá-la para o fundo da baliza de Unai Simón, um golo que gelou o público local, que não esperava, tão cedo, semelhante notícia.  

Passada a surpresa, o Athletic foi-se recompondo, tomou conta do jogo e com os dois irmãos Williams, Nico e Iñaki, criando jogadas de ataque pelas zonas laterais, as ocasiões claras de marcar foram surgindo, mas foi só a cinco minutos do intervalo que apareceu o tento do empate, apontado por Guruzeta, que aproveitou bem o passe em profundidade de Jaureguizar.

Golo mais que merecido depois do intenso domínio da turma local, que teve como má noticia a lesão de Iñaki Williams, que deixou o relvado com um problema muscular.

Na segunda parte, a turma de Bilbau voltou à carga à procura do tento da vitória, insistiu muito no ataque, até que aos 70 minutos, Navarro, que acabava de entrar em campo, fez com um potente remate de fora da área, o golo que colocava a sua equipa em vantagem.

O Qarabag, porém, não se rendeu e quase conseguiu a igualdade num lance salvo por milagre pela defesa local sobre a linha de golo. Foi, porém, o Athletic quem já nos últimos minutos conseguiu o tento da tranquilidade, de novo obra de Guruzeta, à saída de um pontapé de canto.

Aí terminou tudo, os visitantes já não tinham força nem tempo para tentar evitar a derrota, enquanto o Athletic Bilbao fazia uma boa gestão da vantagem até garantir o triunfo, somando os primeiros pontos na Champions e descolando do Benfica.