Adrian Newey, ainda ao serviço da Red Bull, no pódio com Fernando Alonso, Max Verstappen e Lewis Hamilton - Foto: IMAGO

Aston Martin anuncia nome surpreendente para ser o novo 'Team Principal'

Adrian Newey sucede a Andy Cowell no cargo, informou a equipa esta quarta-feira

Adrian Newey é o novo chefe de equipa da Aston Martin, confirmou esta quarta-feira a marca britânica, em comunicado.

Por muitos considerado o melhor projetista de carros da história da Fórmula 1, Newey sucede a Andy Cowell no cargo: Cowell, por sua vez, transita para a chefia do departamento de estratégia.

Adrian Newey assumiu funções na Aston Martin em março deste ano, depois de quase 20 anos de muito sucesso ao serviço da Red Bull. Agora, sobe na hierarquia da organização e será o Team Principal a partir de 2026, enquanto liderará também a direção técnica.

«Estou ansioso por assumir esta função adicional, à medida que nos colocamos na melhor posição possível para competir em 2026. Enfrentaremos uma situação totalmente nova com a Aston Martin como equipa de fábrica, combinada com o desafio considerável das novas regulamentações», declarou Newey, citado no comunicado divulgado.

«A nova função de Andy, com foco na integração da nova unidade de potência com os nossos três principais parceiros, será fundamental nesta jornada», acrescentou Newey, referindo-se à futura parceria com a Honda, que substituirá a Mercedes como fornecedora de motores em 2026.

Com uma longa carreira na Fórmula 1, que começou nos anos 80, Adrian Newey projetou vários carros que deram em título, como o Williams de Nigel Mansel em 1992, o McLaren de Mika Hakkinen em 1998 e os vários campeonatos conquistados por Sebastian Vettel e Max Verstappen na Red Bull.

Numa altura em que surgiam rumores de que Christian Horner poderia regressar à F1 para assumir a chefia da Aston Martin, é Newey a assumir esse cargo, numa equipa que tem como dupla de pilotos Fernando Alonso e Lance Stroll.