Arranque da Liga de basquetebol feminino adiado para 19 de fevereiro
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) anunciou, através de uma nota informativa oficial, emitida esta quarta-feira, o adiamento do arranque do Campeonato Nacional Sénior Feminino - a Liga Azule. Inicialmente prevista para começar dia 5 de Fevereiro, a competição foi reprogramada e tem agora o seu início agendado para o dia 19 de Fevereiro de 2026.
De acordo com o órgão reitor da modalidade, a decisão prende-se com «razões de ordem técnica, organizacional e operacional». O objetivo da FAB é garantir que o arranque da prova não seja comprometido por detalhes logísticos, focando-se em três pilares principais como melhorar os procedimentos financeiros e de gestão da prova, permitir que os clubes e as atletas tenham uma margem maior para assegurar a condição física e competitiva ideal e finalizar o processo de inscrição e a digitalização da competição, um passo crucial para a profissionalização da liga.
Na nota, a Federação reafirma o seu empenho em criar as melhores condições possíveis para o sucesso da Liga Azule, agradecendo a compreensão dos parceiros, dos clubes e dos adeptos que aguardam com expectativa o regresso do basquetebol feminino às quadras.