Árbitro da Premier League é afastado de propósito dos jogos de uma equipa
O árbitro da Premier League Stuart Attwell tem sido deliberadamente mantido afastado dos jogos do Nottingham Forest pelo organismo que rege a arbitragem inglesa, o PGMOL, na sequência de um historial controverso com o clube – já passaram exatamente dois anos desde a última participação num jogo do Forest.
O afastamento dura desde a derrota dos tricky trees com o Everton por 0-2, a 21 de abril de 2024, um jogo que levou o clube a publicar uma polémica mensagem nas redes sociais, onde criticava as decisões de Attwell, que foi árbitro VAR nesse jogo, mencionando que este era adepto do Luton Town, na altura um rival direto na luta pela manutenção.
Fontes do PGMOL confirmaram ao The Athletic que esta ausência prolongada está diretamente relacionada com os acontecimentos desse jogo e a controvérsia que se seguiu. Durante este período de dois anos, Attwell não foi nomeado para qualquer função nos jogos do Forest, seja como árbitro principal, VAR ou quarto árbitro.
Estas foram as acusações expressas na publicação do Nottingham Forest, entretanto apagada:
Três decisões extremamente más — três penáltis não assinalados — que simplesmente não podemos aceitar. Avisámos o PGMOL antes do jogo que o árbitro VAR era adepto do Luton, mas não o substituíram. A nossa paciência foi testada várias vezes.
Na sequência deste incidente, a Federação Inglesa de Futebol (FA) acusou o clube de um «ataque à integridade de um oficial de jogo numa escala sem precedentes». Uma comissão reguladora considerou que a publicação insinuava parcialidade por parte de Attwell e aplicou ao Forest uma multa de 750 mil libras. O clube recorreu da sanção, considerando-a «desproporcional», mas sem sucesso.
Já em janeiro último, Atwell até foi selecionado para ser o quarto árbitro no jogo do Forest com o Wrexham, para a Taça de Inglaterra, mas foi substituído, sem qualquer justificação, por Darren England.
Recorde-se que a relação tensa entre Attwell e o Nottingham Forest não é nova. Em maio de 2022, o clube já se tinha queixado do árbitro após este não ter assinalado um penálti, na altura no Championship, num jogo decisivo com o Bournemouth pela subida à Premier League. Foi mal assinalado um fora de jogo e o então treinador, Steve Cooper, revelou que Attwell e o seu assistente tinham admitido o «erro crasso».
Este caso assemelha-se a situações anteriores em que árbitros envolvidos em grandes polémicas foram afastados de jogos das equipas em questão. Mark Clattenburg, por exemplo, esteve seis anos sem arbitrar em Goodison Park, casa do Everton, após decisões polémicas num dérbi de Merseyside em 2007. Já Martin Atkinson foi mantido afastado dos jogos do Manchester United após vários problemas com Sir Alex Ferguson e Carlos Queiroz, na altura adjunto dos red devils.