António Morgado neutralizado às portas de Sedan

António Morgado em 24.º lugar e Gonçalo Tavares na 60.ª posição, cortaram a meta com mais 3 segundos que o francês Axel Laurance (Alpecin-Deceuninck), que na reta de meta foi mais forte que  o seu companheiro de equipa  Henri Uhlig e Cooper Johnson (Bermans), vencendo a 1.ª etapa do Circuito das Ardenas, percorrida entre Nouvion/Meise e Sedan na distância de 89,6 km. 

Os dois ciclistas portugueses realizaram a etapa integrados no pelotão, evitaram as quedas devido ao piso escorregadio e ultrapassaram as subidas para as contagens de montanha sem dificuldades. Morgado atacou nos últimos 10 km mas foi neutralizado à entrada de Sedan a 2 km da linha de chegada, quando o primeiro grupo viajava a alta velocidade na perseguição ao ciclista português

«A quilometragem foi curta mas o percurso era muito difícil, agravado devido ao mau tempo, principalmente o frio. Na ultima subida ataquei consegui uma pequena diferença mas fui absorvido a 2 km da meta, quando o pelotão vinha em grande velocidade. Foi um bom dia tanto para mim como para o Gonçalo, amanhã temos a etapa mais longa com cinco contagens de montanha e tentaremos fazer o nosso melhor, na etapa de hoje a maior dificuldade foi o frio», declarou a A BOLA o ciclista da Hagen Berman Axeon, que teve o seu companheiro de equipa Cooper Johnson na terceira posição.

Com o mau tempo por companhia e com cinco contagens do prémio da montanha, das quais três nos últimos 20 km, a corrida manteve-se em alta velocidade, com o pelotão a controlar fuga de Matteo Zurlo (Itália), Van De Wynkele (Lotto) e Michael Kukrle (Felbermayr).

A diferença de 2.15 minutos com 30 km percorridos, foi sendo reduzida com Van De Wynkele a ser o primeiro fugitivo a abdicar, com Wynkele e Kukrle neutralizados na subida para o Col de La Marfée, numa altura em que se formaram dois grandes grupos.

No sprint final Axel Laurance surgiu bem colocado e sentenciou  a corrida, verificando-se um corte de três segundos a partir do quarto classificado  para o primeiro grupo com 67 ciclistas.

Classificação

1.º Axel Laurance (Fra/Alpecin-Deceuninck)                    2.08,13 h                   à média de 41,929 km/h.

2.º Henri Uhlig (Ale/Alpecin-Deceuninck)                        mt

3.º Cooper Johnson ((Usa/Hagens Berman Axeon)            mt

4.º Mats Wenzel (Lux/Leopard Togt)                              mt

5.º Jelle Vermoote (Bel/Circus-Reuz)                             a 3 s

24.º António Morgado (Por/Hagens-Berman-Axeon)        mt

60.º Gonçalo Tavares (Por/Hagens-Berman/Axeon)                  mt

Geral

1.º Axel Laurance (Fra/Alpecin-Deceuninck)                    2.08,03 h

2.º Henri Uhlig (Ale/Alpecin-Deceuninck)                        a 4 s

3.º Cooper Johnson ((Usa/Hagens Berman Axeon)            a 6 s

4.º Mats Wenzel (Lux/Leopard Togt)                              a 10 s

5.º Jelle Vermoote (Bel/Circus-Reuz)                             a 13 s

24.º António Morgado (Por/Hagens-Berman-Axeon)        mt

60.º Gonçalo Tavares (Por/Hagens-Berman/Axeon)         mt