Antonelli em lágrimas depois de conquista inédita na China
Andrea Kimi Antonelli, de apenas 19 anos, conquistou a primeira vitória num Grande Prémio de Fórmula 1, triunfando na corrida da China após partir da pole-position.
Aos 19 anos, 6 meses e 19 dias, o italiano tornou-se o segundo mais jovem vencedor de uma corrida e a emoção tomou conta dele após cruzar a linha de meta. Há 20 anos, desde a vitória de Giancarlo Fisichella na Malásia, que um italiano não vencia uma corrida de Fórmula 1!
Antonelli transmitiu à equipa uma mensagem emocionante de gratidão via rádio, e depois falou nas entrevistas já sem conseguir conter as lágrimas.
This is what it means 👏🤗#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/4ZGwYWumRG
— Formula 1 (@F1) March 15, 2026
«Não tenho palavras. Estou quase a chorar», disse ele ao entrevistador David Coulthard, antes de ser dominado pelas lágrimas. Após alguns segundos, continuou:
An emotional day for Kimi! 🥹#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/PnhvRgTxbv
— Formula 1 (@F1) March 15, 2026
«Agradeço à equipa por me ter ajudado a realizar este sonho. Queria muito trazer a Itália de volta ao topo e consegui-o hoje. Mesmo tendo tido um pequeno 'ataque cardíaco' com aquele bloqueio das rodas, consegui vencer. O arranque não foi fácil, cobri demasiado o interior e deixei muito espaço aos Ferrari. Mas consegui vencer», manifestou.
Outras reações:
George Russell, segundo:
«Muitos parabéns ao Kimi, é algo especial vencer a tua primeira corrida. Fico feliz por subir ao pódio ao lado dele e também deste tipo», disse, referindo-se a Lewis Hamilton, antigo colega na Mercedes.
Lewis Hamilton, terceiro:
«Primeiro, quero felicitar o Kimi, estou muito feliz por ele, é uma honra partilhar este momento com ele. Ocupou o meu lugar numa equipa fantástica, parabéns também à Mercedes. Neste momento, a Mercedes está a distanciar-se e temos muito trabalho pela frente para lutar com eles. Foi muito divertido, tivemos um excelente arranque. Não consegui manter estes rapazes atrás de mim, mas foi uma das corridas mais divertidas, pois estivemos na luta, há muito tempo que não me divertia assim.»
Lando Norris, não participou por avaria:
«É muito desagradável, sei que a avaria é no sistema de propulsão. A nossa equipa tentou fazer tudo o que era possível para que pudéssemos arrancar, mas não resultou. Não sei qual é o problema exato, teremos de analisar mais a fundo o que aconteceu com o carro.»