Akturkoglu processado por referências a Harry Potter
O uso que o ex-Benfica Kerem Akturkoglu faz da personagem Harry Potter deixou-o em maus lençóis.
De acordo com o jornal turco Sabah, o estúdio Warner Bros decidiu processar o jogador por uso de alusões ao estudante da escola de magia de Hogwarts, sucesso mundial na saga de livros da britânica JK Rowling, entretanto transformada em filmes.
Conta esta fonte que a Warner Bros Entertainment Inc. apresentou um processo no Tribunal Cível de Direitos Intelectuais e Industriais de Istambul, acusando o internacional turco de utilizar nas redes sociasi elementos visuais e sonoros do universo Harry Potter sem autorização.
Não está em causa o gesto de usar uma varinha que faz a festejar os golos, como tanta vez fez no Benfica, mas o estúdio argumenta que o extremo do Fenerbahçe partilhou repetidamente referências à saga nas suas publicações nas redes sociais, especialmente em vídeos a celebrar golos. Expressões como ‘Harry Potter’, ‘Hogwarts’ e ‘Gryffindor’ são marcas registadas junto do Instituto Turco de Patentes e Marcas, acrescentando que estas marcas têm um valor comercial significativo em todo o mundo e não se limitam a livros e filmes.
Nos documentos apresentados ao tribunal, foi indicado que o futebolista utilizou Hedwig’s Theme, uma das músicas mais conhecidas da banda sonora assinada por John Williams para os filmes, nas suas publicações nas redes sociais.
Os vídeos partilhados – como de resto aquele em que anuncia a chegada ao Fenerbahçe depois de deixar o Benfica – incluem figuras animadas que lembram a personagem Harry Potter, o brasão de Hogwarts, adereços e trajes, como capas, semelhantes aos das cenas dos filmes.
A Warner Bros argumenta que todos estes elementos foram utilizados sem autorização, o que constitui uma infração tanto de direitos de autor como de marca registada. O Sabah refere ainda que foi pedido que uma avaliação fosse realizada sem aviso prévio ao futebolista, de forma a determinar se os materiais foram efetivamente utilizados.