O árbitro de A BOLA analisa o lance finalizado por Alioune Ndoye. Houve falta de Strata sobre Zalazar no momento da recuperação da bola? A resposta está no vídeo...

A análise de Pedro Henriques à arbitragem do Sporting-V. Guimarães

Não correu bem disciplinarmente. O árbitro acertou no essencial, mas, em lances sem grande impacto, podia ter feito melhor a nível disciplinar

9’ Legal. No 1-0, marcado por Flávio Gonçalves, o central Óscar Rivas coloca Fotis Ioannidis em jogo (por 67 cm) no momento em que Geny Catamo passa a bola, durante a construção da jogada pelo corredor direito. O VAR confirmou a indicação correta do árbitro assistente.

24' Sergi Altimira tem uma entrada muito dura sobre Gustavo Silva, avançado brasileiro do Vitória. Em salto, o médio espanhol estica a perna direita e acerta com a sola e os pitons em cheio no pé esquerdo de Gustavo. Cartão amarelo bem mostrado.

26' Flávio Gonçalves chega primeiro à bola, desviando-a. Thiago Balieiro chega depois, fora de tempo, acertando com a sola e os pitons no pé direito do adversário. Uma entrada negligente (pisão), passível de cartão amarelo, que foi corretamente exibido.

38’ Na bola. O árbitro foi iludido pela forma como Óscar Rivas entrou. O central vitoriano chegou primeiro e tocou na bola com o pé direito. Só depois houve contacto com Flávio Gonçalves, mas sem atingi-lo de sola, pisar ou rasteirar. Cartão amarelo mal mostrado.

39’ Falta por assinalar. Maxi Araújo entra em 'tackle' deslizante e, com a perna esquerda esticada, acerta com o tornozelo no joelho esquerdo de Gustavo Silva. Entrada negligente, que cortou um ataque prometedor, passível de amarelo que não foi exibido.

42’ O árbitro, David Silva, dirigiu-se para fora das quatro linhas devido a um problema técnico no sistema de comunicação. A interrupção demorou dois minutos.

45’ O árbitro concedeu dois minutos de tempo extra. A recuperação foi escassa, pois a resolução do problema técnico das comunicações consumiu, por si só, esse tempo. Além disso, a primeira parte teve ainda três golos e três cartões amarelos.

45+2’ Não entrou. A Lei 10 (Determinação do Resultado do Jogo), na pág. 97, estipula que um golo é marcado quando a bola transpõe completamente a linha de baliza. Como metade da bola ficou prensada contra o poste direito da baliza leonina, é percetível que não entrou na totalidade.

55’ Cartão amarelo mostrado a Geny Catamo, que entrou fora de tempo e pisou, com o pé esquerdo, o pé esquerdo de João Mendes. Uma entrada negligente, bem sancionada disciplinarmente.

57’ Sem penálti. No lance entre o guarda-redes leonino e Samu, houve inicialmente um contacto frontal entre ambos. Depois, Rui Silva abre e estica a perna direita para intercetar a bola, sem nunca tocar ou rasteirar o médio ofensivo vitoriano.

62’ Pisão. Ficou por mostrar um cartão amarelo a João Mendes por uma entrada fora de tempo sobre Geny Catamo. Com o pé esquerdo, o jogador vitoriano pisou, de sola e com os pitons, o peito do pé (também esquerdo) do avançado moçambicano.

63’ Miguel Nogueira agarra Maxi Araújo com ambos os braços em torno da cintura, puxando o uruguaio e impedindo a sua progressão. Um comportamento antidesportivo bem sancionado com cartão amarelo.

68’ Legal. O segundo golo do Vitória nasce de uma perda de bola de Zalazar junto à linha lateral. Num primeiro momento, ele e Strata usam os braços mutuamente na disputa. Fica também a ideia de uma queda facilitada do jogador uruguaio ao sentir o contacto.

78’ Cartão amarelo bem mostrado a Gustavo Silva por uma entrada fora de tempo sobre Vagiannidis. Pisou, de sola e com os pitons, o pé/tornozelo direito do defesa grego. Foi uma entrada dura, mas apenas negligente, sendo bem sancionada com o amarelo.

90’ O árbitro deu seis minutos de tempo extra em função dos dois golos, quatro cartões amarelos exibidos, cinco paragens para substituições — com a entrada de seis jogadores — e assistência médica a Vagiannidis ainda dentro de campo.

90+1’ Cartão amarelo mostrado a Gonçalo Inácio por protestos. O árbitro decidiu bem ao assinalar falta a favor dos leões sem exibir o amarelo ao adversário. O capitão leonino exigia uma sanção maior, mas não tinha razão.

POSITIVO

Os lances dos golos, todos legais, os assistentes ao nível do fora de jogo, o tempo extra dado na segunda parte.

NEGATIVO

A gestão disciplinar não correu bem, pois faltou uniformidade ao nível do critério em lances semelhantes.

A nota do árbitro

David Silva (AF Porto, 33 anos) - 5

Galeria de imagens 46 Fotos

A iniciar sessão com Google...