A análise de Duarte Gomes à arbitragem
O alemão Daniel Siebert dirigiu o Sporting-Manchester City (4-1), que se disputou no Estádio de Alvalade. O também germânico Bastian Dankert foi o VAR.
Segue-se a análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
4' Phil Foden tirou a bola a Morita sem cometer infração sobre o japonês. Na sequência, o avançado inglês marcou o golo inaugural da partida. Golo bem validado.
Foden recuperou e marcou. #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #SportingCP #ManchesterCity #ESCChampions pic.twitter.com/cxPBMiGYC5
— sport tv (@sporttvportugal) November 5, 2024
16' Viktor Gyokeres cruzou a bola, que foi direta à mão esquerda de Simpson-Pusey. O lateral inglês tinha os braços em posição natural, para a circunstância, e não os movimentou nem efetuou um gesto evitável/desnecessário. Lance bem analisado na área do Manchester City.
20' Matheus Nunes foi apanhado em fora de jogo à esquerda do ataque dos citizens, numa decisão que deixou algumas dúvidas, tendo a conta a posição recuada de Debast na zona central do terreno.
34' Um daqueles lances 'tontos', que deixa qualquer pessoa sem saber bem o que pensar: Diomande perseguiu Bernardo Silva e, já dentro da sua área, agarrou a camisola do adversário (bem visível nas imagens), empurrou-o e carregou-o até que este caísse no relvado. Houve demasiado corpo e mãos sobre o médio português. Em rigor (e tendo em conta o critério utilizado mais tarde no lance entre Matheus Nunes e Geny Catamo), impunha-se o pontapé de penálti para a equipa inglesa.
38' Golo legal de Gyokeres, a restabelecer a igualdade em Alvalade.
Tinha que ser ele 🤯
— sport tv (@sporttvportugal) November 5, 2024
Gyökeres empata a partida! #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #SportingCP #ManchesterCity #ESCChampions pic.twitter.com/KzoDkEnZwr
45' Cartão amarelo bem exibido a Kovacic. O médio croata fez uma abordagem deslizante e negligente, atingindo a perna esquerda de Morita.
46' Segundo golo do Sporting, marcado por Maxi Araújo, após assistência de Pedro Gonçalves. Jogada legal.
Entrada de leão! 🤯
— sport tv (@sporttvportugal) November 5, 2024
Maxi Araújo faz a remontada no primeiro ataque da segunda parte! #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #SportingCP #ManchesterCity #ESCChampions pic.twitter.com/28zUDrZ2Hx
47' Gvardiol, atrás na jogada, carregou de forma muito evidente as costas de Francisco Trincão. O central croata tocou também na coxa direita do adversário, mas a infração determinante, aquela que derrubou Trincão, foi a que não pressupôs tentativa em disputar a bola. Pontapé de penálti bem assinalado. Faltou amarelo ao defesa por corte irregular de ataque prometedor.
Bisa Gyökeres 🤯
— sport tv (@sporttvportugal) November 5, 2024
O Sporting faz o terceiro! #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #SportingCP #ManchesterCity #ESCChampions pic.twitter.com/GZU1RTV6VY
55' Erro de interpretação de Siebert em zona perigosa: Pedro Gonçalves ganhou a frente da jogada, não cometendo falta sobre Rico Lewis. O árbitro erradamente assinalou pontapé-livre direto perto da área do Sporting e advertiu (mal) o jogador português.
65' Regra geral, os ressaltos tornam a trajetória da bola inesperada, o que anula quase sempre existência de infração por 'mão na bola'. Uma das raras exceções é quando os braços do jogador estão abertos de forma totalmente evitável, devido a abordagem arriscada ao lance. E foi exatamente isso que aconteceu aqui: Diomande entregou todo o corpo (e braço direito) ao remate de Bernardo Silva, tirando vantagem disso ao desviar claramente a trajetória da bola. Pontapé de penálti bem assinalado.
Haaland com pontaria a mais 🎯#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #SportingCP #ManchesterCity pic.twitter.com/qSOGr48vAW
— sport tv (@sporttvportugal) November 5, 2024
73' Amarelo bem mostrado a Maxi Araújo por agarrar Savinho, impedindo a progressão do extremo para zona prometedora. A reação do brasileiro (empurrou o adversário) foi antidesportiva e bem sancionada com advertência.
79' Matheus Nunes perseguiu Geny Catamo, estorvando fisicamente a ação do moçambicano, mas foi já dentro da sua área que impediu de forma irregular a progressão do adversário. Pontapé de penálti sim, tal como o cometido antes e de forma mais visível, por Diomande (34').
Hat-trick de Gyökeres! #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #SportingCP #ManchesterCity #ESCChampions pic.twitter.com/VvUnEbK611
— sport tv (@sporttvportugal) November 5, 2024
87' É normal que alguns jogadores dêem sinais de frustração quando estão em desvantagem no marcador, mas a entrada de sola na perna (De Bruyne sobre Pedro Gonçalves) tinha mesmo que valer advertência para o jogador belga. O árbitro assim não entendeu, não perdoando depois a reação de Hjulmand (viu amarelo). Momentos que não ajudam a entender decisões.