Marc Márquez

7 ou 9, quantos títulos celebrará Marc Márquez em 2025?

Em causa estão os títulos conquistados em todas as categorias ou apenas na prova rainha

Marc Márquez poderá garantir já este domingo o título mundial de MotoGP de 2025. Para tal, terá de terminar o fim de semana do Grande Prémio do Japão, que começa amanhã, com uma vantagem de pelo menos 185 pontos sobre o seu irmão mais novo, Alex, o seu único rival na luta pela coroa.

A festa de Marc Márquez depois da vitória na Áustria. IMAGO

A questão, no entanto, é qual título o piloto de fábrica celebrará em 2025? Historicamente, os pilotos de motociclismo combinam os seus títulos mundiais em todas as categorias para formar o seu total.

Isto significaria que, em 2025, Márquez conquistaria a sua nona prova, uma vez que até agora tem seis em MotoGP, uma em Moto2 e uma na categoria de 125 centímetros cúbicos. O problema para ele, contudo, é que, a partir deste ano, a Dorna, a empresa proprietária dos direitos comerciais do MotoGP, tem dado mais ênfase aos sucessos na categoria rainha, o que significará que para Márquez este será o seu sétimo título mundial, e não o nono.

«Esta questão foi discutida com Marc e ele compreende perfeitamente o nosso ponto de vista», disse a Dorna ao motorsport.com. «Vamos celebrar e ajudá-lo a celebrar o seu sétimo título em MotoGP, mas ninguém lhe vai tirar os outros dois títulos. Giacomo Agostini será oito vezes campeão de MotoGP, Marc Márquez será sete vezes, Valentino Rossi será sete vezes, Mick Doohan será cinco vezes. Mas, claro, ninguém lhes vai tirar os títulos noutras categorias. Agostini é, em primeiro lugar, oito vezes campeão de MotoGP, mas, claro, é um campeão total de 15 vezes», acrescentou a Dorna.

O próprio Márquez também comentou esta questão e disse que para ele não é tão importante qual o número que estará estampado nas camisolas de celebração. Para o piloto da Ducati, o mais importante é ser lembrado pelas suas ações na pista, e não pelo número de títulos mundiais que possui.

Marc Márquez (IMAGO)
Marc Márquez (IMAGO)

«Sou um grande fã do Barcelona, mas não me lembro exatamente quantas vezes o Messi ganhou a Bola de Ouro, embora saiba exatamente o que ele significa para o futebol. Claro, o número é de grande importância, mas o mais importante é que as pessoas se lembrem que eu dei tudo de mim na pista. Não depende de mim o que vai estar escrito, mas o importante é aumentar esses números, não importa como», afirmou Márquez.