De Alfa Romeo para Sauber Stake Kick: o novo patrocinador do grupo suíço
Plataforma Kick tem estreitas relações com principal patrocinador da Sauber, a Stake (Fotografia retirada do site do grupo Sauber)

De Alfa Romeo para Sauber Stake Kick: o novo patrocinador do grupo suíço

FÓRMULA 116.12.202300:06

Construtor anunciou nova parceria com a plataforma digital, depois de curta ligação em 2023 em quatro corridas, com direito a pintura especial

Durante muitos anos, na Fórmula 1, associar a Ferrari com a Marlboro era tarefa simples. A predominância do vermelho entre as duas marcas ajudava a que esta associação fosse feita e a longa duração da parceria entre a companhia de tabaco e o construtor italiano facilitou este exercício. 

No entanto, questões éticas relacionadas com a promoção de algo perigoso para a saúde dos cidadãos obrigaram a que esta visibilidade tivesse que ser reduzida. A Scuderia manteve o patrocínio, mas deixou cair o nome da Marlboro, deixando apenas o contraste entre o vermelho e branco representativo dos maços. Este é o exemplo mais evidente de um longo historial na Fórmula 1 de patrocínios cujas motivações são postas em causa. 

Ferrari F10, de 2010, foi alvo de acusações de patrocínio 'fantasma' da Marlboro
Ferrari SF70H, do ano de 2017, na mesma posição onde surgia o patrocínio da Marlboro (IMAGO)

O mais recente é o anúncio da equipa da Sauber, que avançou esta sexta-feira com nova parceria com a plataforma digital Kick para 2024 e 2025, passando a assumir o nome da chassis antes conhecida como Alfa Romeo. Assim, na próxima temporada os suíços completam a nomenclatura: Stake Kick Sauber. 

Esta não é a primeira ligação entre a empresa australiana e o construtor, uma vez que já na temporada de 2023 patrocinou o C43 nas corridas de Austrália, Espanha, Catar e Bélgica. Neste último Grande Prémio, a ligação culminou numa pintura especial. 

Assim, a extensão desta aliança não surpreende, sobretudo pela estreita relação que a Stake - casino online que promove uso de criptomoedas como objeto de jogo - tem com o site dedicado a transmissões ao vivo e para percebermos esta proximidade destacamos a sua fundação. 

Criada em 2022, a Kick surgiu como resposta ao competidor Twitch e coincidiu com a proibição de transmissão de conteúdo relacionado com jogo e apostas, devido ao crescimento que este conteúdo ganhou, promovendo e expondo estas páginas da Internet a menores, muitas vezes patrocinado pela própria Stake.

Acresce o facto de a licença que esta empresa australiana tem para operar não permitir que utilizadores de países como Estados Unidos ou Portugal e outros da União Europeia tenham acesso devido à falta de proteção dos consumidores, levantando problemas legais para a gigante transmissora e à casa de apostas virtual. 

Desta forma, deu-se o nascimento da plataforma digital em questão, cujo único detentor de ações é a empresa australiana Easygo Entertainment LTD, que se divide em dois acionistas, justamente os co-fundadores do casino digital: Ed Craven e Bijan Tehrani. O primeiro é diretor da Ashwood Holdings, que detém 33% da firma acima referia e os outros 66% são da conta de Tehrani. Os dois empresários fortalecem a presença da Stake através da deste site de transmissões, já depois de se ter aberto para outros mercados como o futebol - tem acordos com o Watford e Everton - e na música, com o conhecido rapper Drake.