Taça Europa: FC Porto viaja para Turquia com calculadora na mão
Fernando Sá, treinador do FC Porto (foto: FIBA)

Taça Europa: FC Porto viaja para Turquia com calculadora na mão

BASQUETEBOL21.11.202316:56

Apesar de já estar apurado, formação azul e branca disputa primeiro lugar do grupo E

O ritmo não abranda e após vitória tranquila no campeonato nacional, o FC Porto está de olhos postos na Taça Europa. Os dragões vão viajar para a Turquia, onde vão defrontar o Manisa, na quarta-feira em encontro a contar para a 6.ª jornada da competição europeia (22 de novembro, 15h). 

Sendo a última ronda da fase de grupos, Fernando Sá, treinador azul e branco, está ciente das várias possibilidades de como o grupo E pode acabar, ainda assim sabe que a sua formação está já qualificada para a fase seguinte. Resta saber em que lugar, mas o técnico português esclareceu os cálculos a fazer assim como as próximas fases do torneio. 

FC Porto: de sensacional a banal na Taça Europa

15 novembro 2023, 20:20

FC Porto: de sensacional a banal na Taça Europa

Portistas, que ainda não haviam perdido na prova, desperdiçaram uma vantagem de 13 pontos a 3 minutos do fim, e em vez de deixar correr o tempo, insistiram em ganhar como haviam chegado até ali: através de triplos. Só que quem passou a marcá-los foi o Bakken Bears.

«O facto de haver 10 grupos de quatro equipas e três delas serem israelitas - há três grupos que ficaram reduzidos a três equipas -, significando que no nosso grupo já estamos apurados como primeiro ou segundo classificado, em primeiro se vencermos e em segundo se perdermos. Além disso, caso o Nörrkoping ganhe aos Bakken Bears, nós também já estamos apurados. Se ficarmos em segundo, entramos num grupo com os seis melhores segundos classificados», referiu o líder da formação portuguesa.

Caso o Bakken Bears vença a formação sueca, o FC Porto perde as duas vitórias que registou frente ao Norkoping, passando a registar duas vitórias e perde o acesso direto aos play-offs da competição, mas nada que tire o sono a Fernando Sá. «Mesmo assim, para já, temos várias coisas a nosso favor e está tudo muito indefinido ainda. Vamos com 14 pontos positivos e muitas equipas estão a concorrer conosco com um saldo de pontos negativo», sublinhou.

Sobre o jogo, garantiu «determinação total», acrescentando que: «é sempre difícil jogar na Turquia e que é um jogo determinante para eles também, pois estão exatamente nas mesmas circunstâncias que nós. Jogam em casa, com o pavilhão cheio, e já sabemos como são os adeptos turcos, por isso temos de estar muito mais concentrados e alheios a tudo isso».