Ciclismo: Pogacar regressa a Portugal
Tadej Pogacar venceu a Volta ao Algarce de 2019

Ciclismo: Pogacar regressa a Portugal

MODALIDADES19.10.202317:13

Esloveno, vencedor do Tour em 2020 e 2021, vai participar na Clássica Figueira Champions e na Volta ao Algarve (que ganhou em 2019). Já João Almeida pode estrear-se no Tour

Tadej Pogacar, 25 anos, vencedor da Volta a França em 2020 e 2021, alterou, segundo apurou a A BOLA junto de fonte próxima da Emirates, a planificação do próximo ano. Com o foco de 2024 previsto para o Tour e Jogos Olímpicos (sendo que a Volta a Itália ainda não está descartada), o esloveno, ao contrário do inicialmente programado, tem prevista a presença em duas provas portuguesas, a Clássica Figueira Champions (a 10 de Fevereiro) e a Volta ao Algarve (de 14 a 18 de fevereiro).

«No próximo ano, aos Europeus e Mundiais juntam-se os Jogos Olímpicos, pelo que temos de coordenar os interesses da equipa, ciclistas e também das federações a que pertencem, por já se conhecerem as cotas de participação nos Jogos Olímpicos de Paris», contou, a A BOLA, um elemento da formação dos Emirados Árabes Unidos. 

«Os planos de treino que se encontram em elaboração por parte da equipa técnica levam em conta múltiplos fatores que precisam de consenso geral. No caso de Pogacar, a estreia prevista para Espanha na Clássica Jaén Paraíso Interior [12 de Fevereiro] deverá ser substituída pela Clássica Figueira Champions [10 de fevereiro], seguindo-se a Volta ao Algarve [de 14 a 18/2], em vez da Volta a Andaluzia nas mesmas datas, Paris-Nice [3 a 10/3 ], Milão-San Remo [16/3], Saxo Clássic [22/3], Volta a Flandres [31/3], Amstel Gold Race [14/4], Fléche Wallonne [17/4] e campeonatos nacionais [21 e 23/6]», esquematizou a fonte ouvida por a A BOLA.

Depois deste programa de festas, segue-se, então, a Volta a França (29 junho a 21 de julho), mantendo-se como uma porta entreaberta a presença na Volta a Itália (4 a 26 de maio). Aos Campeonatos da Europa em Limburg, Bélgica (11 a 15/9), seguem-se os Mundiais (de 21 a 29 de setembro em Zurique, Suíça), num programa que poderá sofrer alterações pontuais, como a inclusão da Volta a Eslovénia (12 a 16 de junho, uma semana antes dos nacionais eslovenos, prova na qual Pogacar faz questão de estar presente).

Já sobre as alterações na equipa, a mesma fonte avançou: «Contratámos alguns jovens, como, por exemplo, António Morgado e Jan Christen (ex-Hagens Berman Axeon), Isaac Del Toro [ex-AR Monex[, Igor Arrieta [ex-Kern Pharma], Filippo Baroncini [ex-Lidl-Trek], Nils Politt [ex-Bora] e Pavel Sivakov [ex-Ineos]. As corridas em que vão participar vão ser esquematizadas para entrarem na planificação global.»

E sobre os ciclistas portugueses? «O António Morgado irá competir em algumas provas do World Tour para adquirir experiência. Já o João Almeida deverá ter um calendário que não andará muito longe do deste ano, sabendo que será provavelmente um dos ciclistas elegíveis por Portugal para os Jogos. Deverá começar no Challenge de Maiorca, trocando a clássica de Jaén e Andaluzia pela Figueira Champions e a Volta ao Algarve, seguindo-se Tirreno- Adriático, Volta a Catalunha, Volta a Itália, Campeonatos Nacionais, Volta a Polónia, Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo. A possibilidade de se estrear na Volta a França encontra-se em aberto. Os calendários de Rui e Ivo Oliveira levarão em conta a participação nas provas de pista nos Jogos Olímpicos», concluiu.