Benfica bate FC Porto e conquista a Taça Hugo dos Santos

Benfica bate FC Porto e conquista a Taça Hugo dos Santos

BASQUETEBOL05.05.202420:01

Duelo ficou marcado pela interrupção no início da segunda parte devido a alegados insultos racistas dirigidos a Betinho Gomes

Pela primeira vez desde 2018, o Benfica voltou a ganhar a Taça Hugo dos Santos, depois de derrotar o rival FC Porto por 72-66, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O encontro não foi sempre bem jogado e ficou marcado por uma cena lamentável no início da segunda parte que levou à interrupção do duelo por cerca de 10 minutos.

A situação deu-se no início da 2.ª parte, devido a alegados insultos racistas de adeptos portistas dirigidos a Betinho Gomes. Segundo avançou Ivan Almeida, os elementos da bancada terão dito ‘preto vai para a tua terra’ ao jogador, levando à exaltação dos jogadores do Benfica. A polícia presente interveio com rapidez e acalmou a situação.

O treinador do FC Porto e o capitão, Fernando Sá e Miguel Queiroz, também tentaram ajudar. A partida esteve interrompida cerca de dez minutos, enquanto a formação encarnada esperou no meio do campo antes de regressar ao banco.

Mas antes disso, no arranque da final, o equilíbrio ficou pautado no marcador. Com boa intensidade e eficácia as equipas foram para o segundo período apenas separadas por um ponto, depois de três lances livres de Tanner Omlid (19-18), que de tudo fez para dar a vitória aos dragões (27 pontos, 8 ressaltos e 1 assistência).

(FERNANDO VELUDO ; NFACTOS)

As equipas continuaram taco a taco no segundo período, onde se destacou a fase da tarde de maior nervosismo em campo. Porém, a meio deste 2.º período, as formações recompuseram-se e ficaram empatadas ao intervalo.

Foi no final do terceiro quarto, já depois de retomada a partida devido à confusão entre adeptos do FC Porto e jogadores do Benfica que a grande figura das águias começou a desenhar exibição notável. Toney Douglas, de 38 anos, fez 25 pontos no embate (6 res, 1 ass), mas 19 (!) destes foram apontados nos últimos 11 minutos.

O FC Porto não se deu por vencido, mas a maior eficácia encarnada (37% com 22/66 lançamentos contra 21/62, 33%), juntamente com melhor prestação nos ressaltos (48 contra 37), ajudou o Benfica a vingar-se dos azuis e brancos, depois da final perdida na Taça de Portugal.