Vídeo: Rubiales detido no regresso a Espanha
Rubiales IMAGO

Vídeo: Rubiales detido no regresso a Espanha

INTERNACIONAL03.04.202411:17

Ex-presidente da Federação estava na República Dominicana

Luis Rubiales, ex-presidente da Federação espanhola, foi detido na manhã desta quarta-feira no aeroporto de Barajas, em Madrid, no regresso a Espanha depois de sair da República Dominicana, onde estava quando decorreram, há dias, buscas da Federação e na sua casa. Estava previsto que chegasse apenas sábado, mas antecipou o regresso.

Dezenas de jornalistas esperavam Rubiales nas saídas do aeroporto, mas o ex-dirigente foi detido à saída do avião pela UCO, Unidade Central Operativa da Guardia Civil - foi o último a sair da aeronave - e encaminhado para uma carrinha e transferido, ao que se presume, mas os tribunais de Majadahonda. Não é certo se Rubiales poderá ser ouvido por um juiz ainda hoje, no caso de não ser possível ficará sob custódia no Comando da Guardia Civil em Tres Cantos, nos arredores de Madrid.

O canal la Sexta apanhou o momento:

A Fiscalía espanhola emitiu, na semana passada, um mandado internacional de detenção Rubiales, relacionada com contratos irregulares assinados nos últimos cinco anos, incluindo a transferência da Supertaça espanhola para a Arábia Saudita. Rubiales está a ser investigado por alegados delitos de corrupção em negócio, administração ilegal e branqueamento de capitais.

Rubiales e o mandado de detenção: «Volto a Espanha quando tiver de voltar»

21 março 2024, 10:55

Rubiales e o mandado de detenção: «Volto a Espanha quando tiver de voltar»

Antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) está na República Dominicana, país que não tem acordo de extradição com Espanha, e defende que não fez nada de ilegal. Unidade Operacional Central da Guardia Civil fez buscas à sede da federação e também à casa de Rubiales

Na véspera da viagem Rubiales tinha dado uma entrevista ao La Sexta em que falava do dinheiro. «O dinheiro da minha conta é fruto do meu trabalho e das minhas poupanças», referiu, em entrevista ao La Sexta, que vai para o ar na íntegra nesta quarta-feira.

Rubiales deixou o cargo onde esteve entre maio de 2018 e setembro de 2023, saindo na sequência da polémica causada pelo beijo que deu a Jenni Hermoso, após a conquista do Mundial feminino em agosto de 2023.

Destaques