Rubiales em liberdade depois de notificado e ouvido pela polícia
Luis Rubiales, antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol (MAGO / Pressinphoto)

Rubiales em liberdade depois de notificado e ouvido pela polícia

INTERNACIONAL03.04.202413:15

Detido à chegada a Madrid e depois libertado

Luis Rubiales foi colocado em liberdade pela Guardia Civil após prestar depoimento, na manhã desta quarta-feira, em Madrid.

O ex-presidente da federação espanhola foi detido no aeroporto de Barajas, assim que o avião onde viajou desde a República Dominicana aterrou, e onde estava quando decorreram, há dias, buscas da Federação e na sua casa.

O ex-dirigente foi detido à saída do avião pela UCO, Unidade Central Operativa da Guardia Civil, encaminhado para uma carrinha e transferido, pelo que entretanto apurou a agência Efe, para uma esquadra nas instalações policiais dentro do próprio aeroporto.

O canal La Sexta, que na véspera estivera com Rubiales numa entrevista na República Dominicana, registou o momento da chegada de Rubiales e entrada na carrinha policial.

Os agentes UCO detiveram-no, leram-lhe os direitos, interrogaram-no e informaram-no dos crimes de que está acusado, sendo que foram também intercetados os seus telemóveis.

Depois de todos estes trâmites, Rubiales ficou em liberdade. Não chegou, portanto, a ser transportado ao comando da Guardia Civil, nem a tribunal, como se havia adiantado mais cedo.  Não havendo nenhuma ordem para que fosse levado a tribunal, foi libertado.

A jornalista Ana Pastor do La Sexta, que acompanhou o ex-presidente da RFEF no voo, detalhou os mais recentes acontecimentos: «O avião tinha 388 pessoas, muitas delas espanholas que o reconheceram. Tiraram fotos, gravaram imagens. Foi um voo de filme, com 4 desmaios e turbulência.»

A Fiscalía espanhola emitiu, na semana passada, um mandado internacional de detenção Rubiales, relacionada com contratos irregulares assinados nos últimos cinco anos, incluindo a transferência da Supertaça espanhola para a Arábia Saudita. Rubiales está a ser investigado por alegados delitos de corrupção em negócio, administração ilegal e branqueamento de capitais.

Rubiales tinha previsto regressar a Espanha no sábado, mas acabou por antecipar o regresso depois de na segunda-feira o alojamento em que estava na República Dominicana ter sido alvo de buscas.

Em Espanha teme-se que o caso possa prejudicar a organização do Mundial-2030 com Portugal e Marrocos.

Destaques