Vicente del Bosque lidera a Comissão de Supervisão da Federação Espanhola
Vicente del Bosque foi campeão do Mundo em 2010 e da Europa em 2012 (IMAGO)
Foto: IMAGO

Vicente del Bosque lidera a Comissão de Supervisão da Federação Espanhola

INTERNACIONAL30.04.202416:50

Antigo técnico, campeão do Mundo e da Europa com a seleção espanhola, foi nomeado pela ministra do Desporto para supervisionar a RFEF até às eleições

Vicente del Bosque, antigo treinador de Espanha e vencedor do Mundial e do Euro com la roja, foi eleito pela Ministra do Desporto espanhola, Pilar Alegría, para ser o presidente da Comissão de Supervisão, Normalização e Representação que supervisionará a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Recorde-se que a RFEF tem estado a ferro e fogo desde a demissão de Luis Rubiales, após o polémico beijo a Jenni Hermoso.

Diz Pilar Alegría que há «três razões» para a nomeação de del Bosque, que vai, segundo a própria, «representar o futebol espanhol»: «Em primeiro lugar, representar o futebol espanhol; em segundo, assegurar a transparência e o bom trabalho do próximo período eleitoral pelo qual a Federação passará quando regressar dos Jogos Olímpicos; e, em terceiro lugar, enfrentar com sucesso os desafios que o futebol espanhol tem pela frente, especialmente o Campeonato Europeu, os Jogos Olímpicos e o projeto do próximo Campeonato do Mundo, em 2030.»

Quem não gosta desta comissão são a FIFA e a UEFA, que já demonstraram o seu desagrado. As associações que governam o futebol a nível mundial e europeu, respetivamente, não vêem com bons olhos a imiscuição do governo na gerência do futebol e, como tal, querem tirar a limpo todas as questões relacionadas com este novo organismo. A candidatura ao Mundial 2030, de Espanha, Portugal e Marrocos, não está livre de ser afetada.