Roberto Martínez: «Ricardo Horta foi o único jogador a quem liguei»
Ricardo Horta ao serviço de Portugal em jogo pela fase de qualificação para o Euro 2024. Foto: Alex Nicodim/NurPhoto

Roberto Martínez: «Ricardo Horta foi o único jogador a quem liguei»

SELEÇÃO21.05.202414:05

Selecionador nacional revelou que só contactou o atacante do SC Braga para comunicar a sua decisão de não o convocar para o Euro 2024; mencionou outros nomes que mais lhe terão custado não incluir nos eleitos

No momento de anunciar os 26 eleitos para o Euro 2024, Roberto Martínez abordou também a gestão feita aos jogadores que teve de deixar de fora – recorde-se que existe ainda um lote de jogadores de reserva, que aumenta a lista para um total de 42 atletas, caso seja necessário efetuar alguma alteração. E, nesse sentido, instado por A BOLA a comentar se contactou algum desses jogadores para os incentivar ou justificar-se, apenas ligou a um jogador.

«Não falei com ninguém, faz parte da minha posição, de tomar decisões. O único jogador a quem liguei foi o Ricardo Horta, porque fiquei realmente triste por não ter feito parte», reconheceu o selecionador luso que, além de Horta, que mereceu uma chamada nas últimas horas, mencionou outros nomes dos quais mais lhe terá custado abdicar. «É uma situação difícil ver jogadores que fizeram tudo e fizeram parte da fase de apuramento não estarem», constatou o espanhol.

«O Toti Gomes é um exemplo, o João Mário também, o Ricardo Horta, o Bruma, o Matheus Nunes ou o Jota Silva. Temos os nossos jogadores favoritos, gostamos dos jogadores e é normal os adeptos terem as suas escolhas, o treinador de bancada faz parte do processo, mas os jogadores que fizeram parte da fase de apuramento…é difícil para mim e para a equipa técnica», reconheceu Roberto Martínez, para finalizar a conferência na Cidade do Futebol.

Antes, na mesma conferência de imprensa, Roberto Martínez já tinha feito questão de sublinhar a ausência de Ricardo Horta: «É taticamente e tecnicamente um sonho para qualquer treinador. Mas há outros jogadores especialistas para o que queremos fazer no Euro e não foi possível chamar o Horta.»