SC Braga-FC Porto, 1-0 Triunfo justo, elogios a Moutinho e valorizar os jovens: tudo o que disse Carlos Carvalhal

NACIONAL09.03.202500:11

Treinador do SC Braga apreciou a atitude da sua equipa, especialmente, no arranque da partida; considerou que a vitória foi inteiramente justa, deixando elogios a João Moutinho e a todos os jogadores, sem assumir a candidatura definitiva ao terceiro lugar

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, considerou que o triunfo foi justo, salientando a entrada forte e pressionante da sua equipa na partida que terminou com a vitória por 1-0 que permite aos guerreiros igualarem o FC Porto na classificação. O técnico ainda comentou a exibição de João Moutinho e salientou a qualidade dos jovens que vão saindo da formação.

– Que análise faz a esta vitória caseira, diante do FC Porto?

– É uma vitória justa. Um jogo muito bem conseguido da nossa parte. Fizemos 35 minutos de nível muito alto, com intensidade altíssima, colocámos muitas dificuldades ao FC Porto. Depois houve uma reação natural do adversário. Na segunda parte, sabendo que a maioria das vezes o FC Porto faz golos nas segundas partes, fomos precavidos para isso e conseguimos controlar bem o jogo, desde trás. Uma vitória justíssima e mérito aos jogadores.

– Seis vitórias em casa, no presente ano civil, e uma resposta positiva às ausências de peças importantes. É desta que assume que o SC Braga está a lutar pelo terceiro lugar?

– Não vou mudar o discurso, não vou alterar em função de nada. Tivemos uma época extremamente difícil, não fomos nós que começámos a época. Em janeiro, sairam vários jogadores, reformulámos a equipa e a partir daí começámos a praticar o futebol ou mais perto daquilo que pretendemos. Desde aí, tivemos uma derrota no campeonato, no Rio Ave. A equipa está em evolução. Hoje, como viram, tínhamos mais três jovens no banco, um deles acabou por entrar. Já nem classifico o Diego Rodrigues como jovem. Também se notaram as dificuldades do El Ouazzani e do Ismael Gharbi que estão no Ramadão e os últimos minutos foram difíceis para eles. Mas, isso não nos diminui nada e temos feito de cada jogo um desafio e é isso que pretendemos, ganhar o próximo. O foco tem de ser sempre no próximo jogo. Temos nove finais e vamos tentar vencê-las todas.

– Este foi o melhor jogo da equipa esta temporada?

– Já fizemos bons jogos. Desde janeiro, vencemos agora o FC Porto, também o Benfica e ainda a Lazio. Temos de continuar o nosso caminho.

– Que comentário tem a uma grande exibição de João Moutinho?

– Não é um caso de estudo, é um jogador que se preserva que se cuida que treina nos limites. Hoje fez um jogo extraordinário e junto a isso a equipa toda. Fizemos as substituições um pouco tarde, mas todos entraram muito bem. O Racic ajudou muito a equipa. Isso é muito importante para nós. Quando a equipa joga bem e há comunhão com os adeptos, aos quais agradeço, as individualidades vão sobressaindo, hoje foi o João [Moutinho] e noutros jogos são outros.

– Vem valorizando jovens. É esse o contributo que lhe é pedido para esta equipa?

– Isso tem sido uma tónica. É só olhar para  trajeto no passado, desde o Moura, o David Carmo, o Roger e ainda o Bruma. É um dos objetivos, claro que o primeiro é procurar conquistar títulos, mas olhar para a formação e valorizar todos os jogadores que façam parte do plantel, pois todos temos de vender.

– Que lhe pareceu o lance do Samu, em que o treinador do FC Porto diz que é penálti?

– Não quero saber disso para nada. Passo à frente. Ando há muitos anos no futebol e siga em frente.