)
Telmo Arcanjo e a pré-época do V. Guimarães: «Equipa está melhor de dia para dia»
O plantel do Vitória de Guimarães continua a preparar a época que se aproxima, prosseguindo o estágio no Algarve esta terça-feira, um dia depois de ter chegado ao Sul do país.
O conjunto orientado por Luís Pinto está totalmente focado na pré-temporada e trabalha afincadamente para realizar uma campanha de sucesso em todas as provas. Quem o garante é Telmo Arcanjo, que fez um balanço do período antes do início da nova época aos meios de comunicação do emblema vitoriano.
«Sinto que a equipa está bem, cada vez melhor de dia para dia. A maior parte dos atletas já se conhece e os novos jogadores estão a ser bem integrados no grupo, pelo que assim o trabalho torna-se mais fácil. Os treinos são intensos, mas é o normal nas pré-épocas. O ambiente é muito bom», realçou o extremo de 24 anos, que registou 41 encontros em 2024/25 (seis golos e cinco assistências).
Ambição não falta à equipa vimaranense, garante: «Partimos para a nova época com muita ambição. Queremos alcançar os nossos objetivos, sempre com a intenção de fazer melhor. Queremos fazer melhor no campeonato e ir o mais longe possível nas taças.»
À porta da terceira temporada no Minho, o internacional cabo-verdiano, ex-Tondela, garante que só pensa em «ajudar ainda mais a equipa» e lembrou o período inicial difícil nos conquistadores, devido à grave lesão que o impediu de dar o seu contributo durante toda a época, em 2023/24: «Só penso em ajudar ainda mais a equipa. Quando cheguei, por causa da lesão sofrida ainda no Tondela, tive um período difícil, mas a recuperação decorreu da melhor forma e, aos poucos, estou a voltar ao meu melhor. Aliás, senti que já fui o verdadeiro Telmo Arcanjo na época passada, mas sei que posso ajudar muito mais.»
No regresso aos relvados após uma temporada de fora por lesão. Telmo Arcanjo voltou ainda mais forte: «Trabalhei muito mais do que aquilo a que estava habituado. E quando se trabalha assim, acabamos sempre por ser recompensados. Durante esse processo de recuperação fui ainda muito apoiado pela família. Os meus pais, os meus irmãos e ainda alguns amigos próximos ajudaram-me muito. Foram uma força diária. Percebi que posso contar sempre com todos.»
O canhoto elegeu também o golo mais especial com a camisola do Vitória de Guimarães: «Jamais esquecerei o meu primeiro golo pelo Vitória. Aconteceu na UEFA Conference League [frente ao Zurique], no Estádio D. Afonso Henriques. Foi algo especial. E também estavam lá os meus pais e irmãos… Estão sempre, mas foi muito bom que tivessem presenciado exatamente esse golo.»
Os adeptos vimaranenses são importantes para o sucesso da equipa e o plantel conta com o seu apoio na época que se aproxima a passos largos: «Já matámos saudades em três jogos abertos nesta pré-temporada. São sempre especiais. Vão atrás de nós para todo o lado. Os estádios ficam sempre bem compostos com eles. Ajudam-nos muito e dão um colorido incrível aos jogos. Contamos muito com eles até ao fim da época.»
Refira-se que os vitorianos têm duelo particular frente ao Portimonense agendado para esta quarta-feira, no Algarve, antes do embate com o Estrela da Amadora, no sábado (26).