Sporting: os números que dão razão a Frederico Varandas
Geovany Quenda tem sido aposta regular para Rui Borges (Foto Miguel Nunes)
Foto: IMAGO

Sporting: os números que dão razão a Frederico Varandas

NACIONAL24.04.202520:39

Nunca os leões utilizaram tantos jogadores numa temporada: já vão em 38

No final do jogo em Paços de Ferreira, onde o Sporting venceu o Rio Ave por 2-1 garantindo a presença na final da Taça de Portugal, o presidente dos leões, Frederico Varandas, quis falar aos jornalistas para sublinhar a capacidade de resiliência e resistência do plantel face a tantas contrariedades a que tem sido sujeito por tantas lesões e, entre outras coisas, disse que, desde o momento em que entrou no futebol profissional — em 2007, quando assumiu um lugar no departamento médico do Vitória de Setúbal — não tinha memória duma temporada assim, em que uma equipa tivesse de recorrer a tantos jogadores da formação para compor o plantel.

A BOLA foi fazer as contas e, de facto, o presidente dos leões razão, pelo menos no que ao Sporting diz respeito. Três treinadores desde o início da temporada, onze da formação lançados, incluindo o prodígio cujo passe já foi vendido ao Chelsea, Geovany Quenda, e um total, no computo de todas as competições, de 38 atletas lançados, um recorde absoluto. Da história!

Os jovens já utilizados esta temporada

Além da presença na final da Taça de Portugal, o Sporting continua na luta palmo a palmo com o eterno rival Benfica na disputa do título nacional. As temporadas que mais se aproximam do atual registo de 38 utilizados foram as de 2012/2013 e as de 2019/2020, ambas com 36 atletas no conjunto principal.

RAZÕES BEM DIFERENTES

No entanto, ao contrário do que acontece hoje em dia, tanto numa como noutra época o leão esteve completamente arredado do título. Em 2012/2013, o Sporting viveu a sua pior temporada de sempre, acabando em sétimo lugar na Liga. No banco começou Sá Pinto, saiu e Oceano assumiu interinamente, entrando depois Franky Vercauteren.

O belga também desiludiu e foi despedido e rendido por Jesualdo Ferreira. Pelo meio, fruto da grave crise desportiva e financeira, houve eleições, com Bruno de Carvalho a assumir a liderança. Com ordenados em atraso e alguns jogadores a recusarem-se a treinar o recurso foi para os mais jovens, sendo lançado promessas como Tiago Ilori ou Bruma.

Jesualdo Ferreira lançou jovens em Alvalade em 2012/13 (Foto A BOLA)

Em 2019/2020, já com Frederico Varandas, a época começou com Marcel Keizer, Leonel Pontes assumiu interinamente, Silas foi o senhor que se seguiu até que, em março, os leões pagaram €10M ao SC Braga e trouxeram Ruben Amorim.

Rúben Amorim no jogo de estreia pelo Sporting, em março de 2020 (Foto Miguel Nunes)

O fito estava já na temporada seguinte e começou a lançar jovens como Nuno Mendes, Tiago Tomás ou Eduardo Quaresma. O leão acabou em 4.º, mas na época seguinte foi campeão, possibilidade que ainda hoje está em aberto.

E se o enfoque for nas épocas em que o leão conquistou o campeonato nacional, as duas últimas resultaram em 31 jogadores utilizados por Ruben Amorim. Menos sete do que atualmente...

Os atletas chamados a jogo pelo Sporting em temporadas de título

Sugestão de vídeo

Presidente do Sporting falou após o triunfo sobre o Rio Ave (2-1), que confirmou a passagem do leão à final da Taça de Portugal
0 seconds of 7 minutes, 45 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DA NOITE-Responsabilidades De Martin Anselmi
03:41
00:00
07:45
07:45