Sporting: Gyokeres também é grande com os grandes
Gyokeres festeja golo na Luz. IMAGO/MACIEJ ROGOWSKI

Sporting: Gyokeres também é grande com os grandes

NACIONAL14.11.202308:00

Estreia em dérbis e com golo; clubes ingleses cada vez mais em cima do goleador

Viktor Gyokeres marcou no Estádio da Luz o 12.º golo em 14 jogos pelo Sporting e provou que também é grande contra os grandes. O goleador sueco de 25 anos dissipou qualquer dúvida que pudesse existir junto de algum adepto mais cético e estreou-se em dérbis com o Benfica e a marcar. Entrada do avançado com o pé direito, o que marcou o golo aos 45’, mas saída da equipa com o pé esquerdo, que deixou os encarnados fazer a reviravolta com golos de João Neves e Tengstedt, aos 90+4’ e 90+7’.

Com este golo na estreia absoluta em dérbis, Gyokeres entrou para os restrito grupo de leões que marcaram golos no novo Estádio da Luz na primeira vez que jogaram o dérbi. Sarabia, Sporar, Bas Dost, Rochemback e Silva também o fizeram — tal como Gyokeres, o esloveno Sporar e o neerlandês Bas Dost não conseguiram no entanto ajudar a vitórias.

Certo é que a cada dia que passa, a cada jogo em que se assume como grande referência leonina, cresce o interesse de clubes, sobretudo da Premier League, no jogador. Entre eles alguns dos que no verão perderam a corrida para os leões, que pagaram 20 milhões de euros ao Coventry para contratar o internacional sueco, que se tornou a mais cara contratação da história do emblema verde e branco.

Fulham, West Ham, Everton, Brighton, Wolverhampton, Crystal Palace, Brentford e Burnley foram os clubes da Premier League que deixaram escapar o goleador. Da alemã Bundesliga, o Eintracht Frankfurt também se interessou no avançado.

Castigo europeu já cumprido

Viktor Gyokeres falhou o jogo com Raków, da 4.ª jornada da Liga Europa (2-1), porque na Polónia tinha sido expulso aos 8 minutos, num jogo que terminou empatado 1-1. Ficou no entanto a dúvida se o avançado apanharia um ou dois jogos de castigo pela entrada dura sobre Arsenic, que levou o árbitro do encontro com o campeão polaco, da 3.ª jornada da referida prova europeia, a mostrar cartão vermelho direto.

Pisão de Gyokeres em Arsenic valeu expulsão do sueco com o Raków. MIGUEL NUNES/ASF

Sabe A BOLA que a UEFA notificou esta segunda-feira os leões sobre o castigo do internacional sueco, que foi punido apenas com um jogo, pena cumprida na passada quinta-feira.

Desta forma, Gyokeres é opção para Rúben Amorim para o jogo com a Atalanta, no próximo dia 30, em Bérgamo, da 5.ª jornada da Liga Europa.