Slavia é campeão checo e o 7.º apurado para a Champions
Equipa de Praga festejou 22.º título a quatro jornadas do fim
O Slavia Praga sagrou-se campeão pela 22.ª vez, primeira desde 2021, a quatro jornadas do final da liga checa, após época absolutamente dominadora.
Goleada fora por 5-0 sobre o Sigma, em Olomouc, a abrir a fase de apuramento de campeão (cinco rondas adicionais entre os seis primeiros, após 30 jornadas na primeira fase), resolveu já as contas, deixando o Slavia com 16 pontos de vantagem sobre o Viktoria Plzen, segundo classificado.
O Slavia soma 26 vitórias contra apenas 3 empates e 2 derrotas no campeonato e impressiona ainda mais o número de golos sofridos: apenas 11, em 31 encontros.
Em Olomouc, a tarde foi de festa para os adeptos, que fizeram um tifo extraordinário e começaram a celebrar cedo — Kusej inaugurou o marcador aos 22' e no início da segunda parte as contas ficaram resolvidas, com quatro golos em 20 minutos.
Este é o 7.º título do Slavia desde a separação de Chéquia e Eslováquia em 1993. Antes, a equipa de Praga conquistou 13 campeonatos checoslovacos (o último em 1947; teve jejum de títulos de quase 50 anos) e um da Boémia (em 1913).
A conquista dá acesso direto à UEFA Champions League. O Slavia é o sétimo clube já apurado para a fase de liga, depois de Real Madrid e Barcelona (LaLiga), Liverpool (Premier League), Bayern e Leverkusen (Bundesliga) e PSG (Ligue 1).