Rio Ave-Estoril: siga aqui em direto

Rio Ave-Estoril: siga aqui em direto

NACIONAL31.01.202417:30

Vila-condenses e estorilistas medem forças num embate relativo à 19.ª jornada da Liga; em causa está a tentativa de fuga aos lugares perigosos da tabela classificativa; rioavistas não perdem em casa há mais de três meses, canarinhos não vencem fora há quase... três meses (desde o triunfo no Dragão, diante do FC Porto)

56': Golo do Rio Ave!

Livre direto de Patrick William, Marcelo Carné, que parecia ter o lance controlado, não conseguiu segurar a bola, aparecendo, na circunstância, Emmanuel Boateng que, já dentro da pequena área, só teve de encostar para o fundo das redes contrárias. Está aberto o ativo em Vila do Conde e o Rio Ave sai na frente.

55. Cartão amarelo a Volnei (Estoril)

51. Boa oportunidade para o Rio Ave! Cruzamento da direita de Yakubu Aziz para a entrada da pequena área, e quando Emmanuel Boateng se preparava para desviar para a baliza apareceu Volnei que, com um excelente corte, impediu o golo do avançado ganês dos vila-condenses.

46. Cartão amarelo para Joca (Rio Ave)

Recomeça o jogo

Logo após a saída das equipas para os balneários, Guga subiu ao relvado do Estádio dos Arcos e despediu-se dos adeptos do Rio Ave. O antigo número 6 dos vila-condenses está de partida para a China, onde vai representar o Beijing Guoan, mas antes de rumar ao Oriente teve a possibilidade de receber o carinho dos sócios e simpatizantes do emblema rioavista.

INTERVALO!

Primeira parte com poucos motivos de interesse no que à espetacularidade diz respeito. O Rio Ave tem tentado assumir as rédeas do jogo, é a equipa com mais posse de bola, mas a dupla de avançados do conjunto orientado por Luís Freire não tem estado propriamente com a mira afinada.

45+1': Enorme oportunidade para o Estoril! Excelente cruzamento da direita de Rodrigo Gomes e Alejandro Marqués, que havia recebido de costas para a baliza, junto à marca de penálti, rodou e rematou de pé esquerdo para defesa extremamente difícil de Jhonatan.

Dois minutos de tempo adicional mínimo

40': Responde o Estoril! Rafik Guitane tentou a sua sorte de meia distância, mas o tiro do número 10 dos canarinhos saiu a rasar o poste esquerdo da baliza dos vila-condenses.

37': Mais uma boa ocasião para o Rio Ave! Costinha trabalhou bem no flanco direito, tirou o cruzamento para o centro da área, mas Yakubu Aziz, com tudo para marcar, rematou por cima da barra da baliza defendida por Marcelo Carné.

35': Grande oportunidade para o Rio Ave! Assistência perfeita de Yakubu Aziz e Emmanuel Boateng, no coração da área e só com Marcelo Carné pela frente, remate de pé esquerdo por cima da barra da baliza defendida pelo guarda-redes brasileiro do Estoril.

24': Passe de Tiago Araújo para João Marques, com o número 33 dos canarinhos, já na área e descaído para o flanco esquerdo, a rematar ao lado do poste direito da baliza defendida por Jhonatan. O árbitro auxiliar acabou por levantar a bandeira, dando sinal ao árbitro da partida de que o lance já estava invalidado, por fora de jogo de Tiago Araújo no início da jogada.

21': Cartão amarelo a Patrick William (Rio Ave).

16': Patrick William tentou a sua sorte de longe, mas o remate do defesa-central brasileiro do Rio Ave saiu muito ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Marcelo Carné.

Volnei, um dos defesas-centrais do Estoril, está a contas com alguns problemas físicos e teve inclusivamente de sair das quatro linhas depois de ter sido assistido no relvado. À precaução, Vasco Seabra colocou Raúl Parra nos exercícios de aquecimento.

11': Remate forte de Rodrigo Gomes para defesa apertada de Jhonatan, que cedeu canto.

8': Remate cruzado de Alejandro Marqués, já dentro da área, para defesa segura de Jhonatan.

7': Cruzamento da direita de Yakubu Aziz e João Graça, no coração da área, remata para uma excelente defesa de Marcelo Carné. O lance foi, ainda assim, invalidado pela equipa de arbitragem, uma vez que o avançado ganês estava em posição irregular.

Adrien Silva, antigo internacional português que foi recentemente apresentado pelo Rio Ave como um dos reforços de janeiro, está presente no Estádio dos Arcos a assistir ao jogo da sua nova equipa.

INÍCIO DO JOGO

O final de tarde está agradável em Vila do Conde. Temperatura amena, a ronda os 15 graus e pouco vento. As bancadas do Estádio dos Arcos estão relativamente bem compostas, sendo que além dos adeptos do Rio Ave há também a registar algumas dezenas de simpatizantes do Estoril.

Já no que diz respeito aos titulares do Estoril, referência para a presença de Mor Ndiaye no onze. Além de ser a estreia de início, o médio senegalês foi também o principal beneficiado com a saída de Koba Koindredi, que esta quarta-feira foi oficializado como reforço do Sporting. Ao lado de Vasco Seabra, no banco de suplentes, estão dois reforços contratados pelo Estoril nesta janela de transferências e que aguardam pela estreia ao serviço dos canarinhos: Vinícius Zanocelo e Nemanja Jovic.

Luís Freire tem no banco dois reforços que podem estrear-se oficialmente com a camisola do Rio Ave: João Teixeira e Marious Vrousai. Também na condição de suplentes estão outros dois jogadores que chegaram este mês a Vila do Conde, mas que já jogaram pelos rioavistas: Mateo Tanlongo e Hélder .

Na equipa do Rio Ave, destaque natural para a ausência de Guga. O médio está a caminho do Beijing Guoan (China) e, ao contrário do que se perspetivava, já não entra nas contas de Luís Freire para o duelo desta noite.

Já Vasco Seabra, técnico do Estoril, promove cinco mudanças no onze inicial que havia apresentado na final da Taça da Liga, diante do SC Braga: saem Dani Figueira, Pedro Álvaro, Wagner Pina, Koba Koindredi e Cassiano, entram Marcelo Carné, Volnei, Rodrigo Gomes, Mor Ndiaye e Alejandro Marqués.

Luís Freire, treinador do Rio Ave, apresenta quatro alterações em relação ao onze que tinha escalonado na partida da última jornada da Liga, diante do Chaves (0-0): saem Renato Pantalon, Miguel Nóbrega, Guga e Leonardo Ruiz, entram Patrick William, Aderllan Santos, Joca e Yakubu Aziz

Estoril (treinador): Vasco Seabra

Estoril (suplentes): Dani Figueira (99), Raúl Parra (2), Vinícius Zanocelo (7), Harouna Sy (17), João Carlos (20), Nemanja Jovic (29), Michel Costa (48), Wagner Pina (79) e Heriberto Tavares (91)

Estoril (titulares): Marcelo Carné (31); Volnei (5), Bernardo Vital (3) C e Mangala (22); Rodrigo Gomes (21), Mateus Fernandes (82), Mor Ndiaye (64) e Tiago Araújo (78); Rafik Guitane (10), Alejandro Marqués (9) e João Marques (33)

Rio Ave (treinador): Luís Freire

Rio Ave (suplentes): Lucas Flores (1), Mateo Tanlongo (5), João Teixeira (7), Vítor Gomes (8), Leonardo Ruiz (9), Marious Vrousai (27), Hélder Sá (28), Renato Pantalon (42) e Zé Manuel (70)

Rio Ave (titulares): Jhonatan (18); Josué (23), Aderllan Santos (33) C e Patrick William (4); Costinha (20), João Graça (21), Amine (10), Joca (14) e Fábio Ronaldo (77); Emmanuel Boateng (22) e Yakubu Aziz (81)

Árbitro: Bruno Vieira (AF Beja); Assistentes: Rui Cidade e José Mira; 4.º Árbitro: Ricardo Moreira; VAR/AVAR: Ricardo Baixinho e André Campos

Já há equipas oficiais!

Já Vasco Seabra, técnico do Estoril, apenas não pode contar com Erick Cabaco, devido a lesão.

Para o encontro de hoje, Luís Freire, treinador do Rio Ave, está privado de três jogadores: André Pereira e Ukra (por lesão) e Miguel Nóbrega (devido a castigo).

Rio Ave e Estoril voltam a encontrar-se mais de cinco meses depois do último confronto. A 20 de agosto de 2023, jogava-se, então, a 2.ª jornada da presente edição da Liga, os canarinhos receberam e venceram os rioavistas, por 2-0. Mangala e Alejandro Marqués apontaram os golos do triunfo estorilista, uma equipa que, à época, era orientada por Álvaro Pacheco.

Mas a presença na 'final four' da Taça da Liga - a meia-final realizou-se na passada quarta-feira e a final no passado sábado - levanta outra questão: como será a resposta física do plantel orientado por Vasco Seabra? A resposta surgirá dentro de momentos, em pleno relvado do Estádio dos Arcos...

Mas o Estoril também regressa aos jogos da Liga com uma motivação acrescida: a histórica (e altamente meritória) participação na 'final four' da Taça da Liga. Na última semana, em Leiria, os canarinhos eliminaram o Benfica nas meias-finais (vitória nos penáltis após o 1-1 no tempo regulamentar), caindo, depois, aos pés do SC Braga na final (derrota nos penáltis após o 1-1 no tempo regulamentar). Isto já depois de terem eliminado o FC Porto da fase decisiva da prova!

O passado recente dos estorilistas na elite nacional tem sido negativo: três derrotas nos últimos três jogos. Desaires no terreno do Sporting (1-5) e nas receções ao Moreirense (1-3) e ao Arouca (1-2). Momento que beliscou a excelente fase por que vinham passando os canarinhos desde a chegada de Vasco Seabra ao comando técnico da equipa...

Ao invés, jogar fora de casa tem sido um verdadeiro problema para o Estoril. Longe da Amoreira, os canarinhos contabilizam apenas 4 dos 17 pontos que apresentam na atualidade. Esse (parco) desiderato deve-se a uma vitória e um empate: triunfo diante do FC Porto (1-0) e empate no reduto do Famalicão (1-1).

Os jogos em casa têm sido produtivos para o Rio Ave. No Estádio dos Arcos, o conjunto orientado por Luís Freire conquistou 12 dos 16 pontos que tem nesta altura: triunfos sobre Chaves, Boavista e Portimonense (todos pelo mesmo resultado, 2-0), e empates diante de Famalicão, Estrela da Amadora e Vizela (também todos com o mesmo resultado, 1-1). A estes resultados há também a juntar três derrotas caseiras: FC Porto (1-2), Moreirense (0-4) e Farense (3-4). Esse desaire diante dos algarvios, acrescente-se, foi o último dos rioavistas na condições. E já foi há mais de três meses, mais precisamente a 29 de outubro de 2023. Daí para cá, em casa, duas vitórias e dois empates. 

No que concerne ao passado recente das duas equipas, está (ligeiramente) melhor a formação vila-condense, com quatro pontos somados nos últimos três jogos: vitória diante do Portimonense (2-0), derrota com o Benfica (1-4) e empate com o Chaves (0-0). Já o Estoril vem de uma série de três desaires consecutivos para a Liga: Arouca (1-2), Moreirense (1-3) e Sporting (1-5).

Mas há outra questão a uni-los: a necessidade premente de vitórias para que possam sair dos lugares perigosos da tabela classificativa. o Rio Ave está, neste momento, no 16.º e antepenúltimo posto - posição que, no final da temporada, originará a disputa do play-off de permanência/descida diante do 3.º classificado da Liga 2 -, ao passo que o Estoril segue na posição imediatamente acima, em 15.º.

As duas equipas chegam a esta fase do Campeonato de braço dado, uma vez que estão separadas apenas por um ponto. O Estoril tem, para já, vantagem (17), mas o Rio Ave segue logo atrás (16).

Rio Ave e Estoril defrontam-se esta quarta-feira, a partir das 18.45 horas, no Estádio dos Arcos, num encontro relativo à 19.ª jornada da Liga. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo pintado a verde e amarelo e, como sempre, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!