O dinheiro já amealhado pelo Benfica na Champions feminina

O dinheiro já amealhado pelo Benfica na Champions feminina

FUTEBOL FEMININO01.02.202410:18

Equipa de Filipa Patão garantiu quase um milhão de euros. As diferenças para a realidade masculina...

Para além da importância desportiva de um apuramento histórico para os quartos de final da Liga dos Campeões feminina, a equipa do Benfica, agora entre as oito melhores do continente, também conseguiu aumentar significativamente o prémio monetário a receber da UEFA, próximo de um milhão de euros.

De recordar que as águias entraram em ação logo na primeira ronda da prova, e receberam 30 mil euros pelo estatuto de anfitriãs do Grupo 6, que disputaram com BIIK-Shymkent (Cazaquistão), SFK Riga (Letónia) e Cliftonville (Irlanda do Norte). Ao vencer esse grupo, o Benfica amealhou mais 15 mil euros.

Ultrapassado o Apollon, de Chipre, na segunda ronda, o emblema português garantiu 100 mil euros, sendo que isso valeu a presença na fase de grupos e um bónus de 400 mil euros.

No Grupo A, o Benfica somou 9 pontos, resultantes das vitórias caseiras sobre Rosengard e Eintracht Frankfurt, e os empates na Suécia, na Alemanha e em casa frente ao Barcelona. A equipa de Filipa Patão só perdeu mesmo na Catalunha, e estes resultados permitiram mais um encaixe de 151 mil euros (50 mil por vitória e 17 mil por empate).

A passagem, histórica, aos quartos de final, garante um bónus de 160 mil euros, o que significa que a campanha europeia do Benfica já rendeu 856 mil euros. 

Chegar às meias-finais permitiria juntar 180 mil euros à conta, sendo que a UEFA atribui depois 350 mil euros ao campeão europeu e 200 mil euros ao finalista vencido da prova.

A diferença para a realidade masculina

As contas ao encaixe financeiro da equipa feminina do Benfica devem ser devidamente contextualizadas, mas permitem também fazer a comparação com a vertente masculina e perceber que são realidades ainda muito distantes. Basta ter em conta que a equipa masculina do Benfica, que até foi eliminada na fase de grupos da Liga dos Campeões – e repescada para a Liga Europa -, acumulou mais de 43 milhões de euros. 

Um empate na fase de grupos da prova masculina - que dava 930 mil euros, e não 17 mil -, seria suficiente para superar o registo conseguido pela equipa de Filipa Patão. Um triunfo na fase de grupos masculina rendia 2,8 milhões de euros, e não 50 mil euros.

O campeão europeu masculino tem direito a um prémio de 20 milhões de euros, enquanto que o vencedor da Liga dos Campeões feminina, tal como já referido anteriormente, fica com 350 mil euros.

Tags: