Antigo internacional sub-21 português não entrava nos planos dos minhotos e dá novo rumo à carreira
Antigo internacional sub-21 português não entrava nos planos dos minhotos e dá novo rumo à carreira

Mercado oficial: André Horta deixa o SC Braga e ruma a Espanha

Médio cedido pelos arsenalistas ao Almería. Clube espanhol fica com cláusula de compra de 1,5 milhões de euros, que, sabe A BOLA, terá de ser obrigatoriamente acionada no final da temporada. Negócio ainda poderá valer mais meio milhão de euros aos cofres da SAD bracarense

André Horta já não é jogador do SC Braga. O médio, de 28 anos, foi emprestado pelos arsenalistas ao Almería, emblema que na época 2025/2026 vai voltar a competir no segundo escalão do futebol espanhol.

Os guerreiros do Minho oficializaram, há instantes, a transferência, dando conta de que está prevista «após este período de empréstimo, uma cláusula de compra de 1,5 milhões de euros (aos quais poderão acrescer mais 500 mil euros, consoante objetivos coletivos e individuais)». Relativamente a este dado negocial, A BOLA está em condições de adiantar que a referida verba (€1,5 milhões) é obrigatória, pelo que o Almería irá, no final da temporada, pagar esse valor à SAD liderada por António Salvador.

Ainda na mesma nota, o SC Braga desejou a André Horta «as maiores felicidades pessoais e profissionais para esta nova fase da carreira».

Recorde-se que André Horta tinha representado o SC Braga pela primeira vez na época 2017/2018 (30 jogos, um golo e seis assistências), então por empréstimo do Benfica, voltando à Pedreira em 2019/2020, então já a título definitivo. No Minho esteve quatro anos de meio de forma consecutiva, saindo, em 2023/2024, para o Olympiakos. O regresso a Braga aconteceu na primeira metade da temporada passada, mas o mercado de janeiro proporcionou ao antigo internacional sub-21 português nova viagem para a Grécia.

Apesar de ter ainda mais dois anos de contrato com os arsenalistas, André Horta não entrava nas opções de Carlos Vicens, pelo que SC Braga e André Horta analisaram, nas últimas semanas, a melhor saída para ambas as partes. O médio luso acabou por aceitar a proposta do Almería e irá, assim, abraçar o seu terceiro desafio fora de Portugal, isto já depois de ter passado por Estados Unidos (Los Angeles FC) e Grécia (Olympiakos).

Contas feitas, André Horta deixa um legado de 243 jogos com a camisola do SC Braga, período durante o qual contabilizou 11 golos e 24 assistências. Agora, no Almería, prepara-se para ser colega de equipa de Nélson Monte, defesa-central português que em Portugal representou o Rio Ave e o Chaves e que na época transata esteve ao serviço do Málaga.

Sugestão de vídeo: