Bertino Miranda em ação na final do Euro 2012 (A BOLA)

«Melhor árbitro assistente do mundo» integra estrutura do FC Porto

Bertino Miranda foi anunciado como assessor e formador para a área da arbitragem e leis de jogo no FC Porto

O antigo árbitro assistente Bertino Miranda vai exercer funções no FC Porto como assessor e formador para a área da arbitragem e leis de jogo.

Miranda, que depois de deixar os relvados, em 2016, manteve-se sempre ligado à arbitragem, por exemplo como formador da UEFA, mas também com cargos no Conselho de Arbitragem, vai ter uma atuação ampla no clube portista.

«Com as contantes evoluções nas leis de jogo e os novos desafios da arbitragem na era VAR, Bertino Miranda integra a estrutura com o objetivo de manter atletas, treinadores, dirigentes e colaboradores, desde as equipas profissionais masculinas e feminina até às equipas de formação, atualizados e sensibilizados para as especificidades desta área no futebol», lê-se na nota emitida pelos dragões.

Considerado por Pedro Proença, quando decidiu reformar-se como «o melhor árbitro assistente do mundo», Bertino Miranda esteve na equipa do agora presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) quando este dirigiu as finais da Liga dos Campeões em 2012, entre o Bayern Munique e o Chelsea, que os blues venceram nos penáltis. No mesmo ano foram também nomeados para a final do Europeu entre Espanha e Itália.

Refira-se que apesar de terem estado lado a lado em campo durante vários anos, Bertino Miranda e Pedro Proença foram adversários nas recentes eleições para a FPF, uma vez que o antigo assistente integrava a lista de Nuno Lobo.

Vídeo sugerido