)
Luis Suárez diz sim ao Sporting
A novela Gyokeres continua mas o Sporting está precavido para poder contratar um avançado assim que a saída do supergoleador sueco se concretize. Luis Suárez, avançado de 27 anos do Almeria, está no topo da lista para a substituição e é alvo dos leões que, no entanto, têm muita concorrência pelo colombiano. Mas este prefere os verdes e brancos e é a eles que dirá o sim na hora da escolha.
Suárez foi o melhor marcador da segunda divisão de Espanha (27 golos, 31 no total das competições) e está a ser muito cobiçado no mercado. Sunderland e Burnley são os mais recentes clubes apontados ao ponta de lança, numa lista que segundo o diretor desportivo do Almeria, o português João Gonçalves, «é de clubes das principais ligas europeias», como revelou à Rádio Renascença.
O Sporting, porém, sabe A BOLA, tem vantagem sobre todos e tem o sim do jogador. Porque de todos os pretendentes, são os verdes e brancos que mais entusiasmam o colombiano. Porque o Sporting oferece-lhe a possibilidade de lutar por títulos e dá-lhe também a garantia de jogar na UEFA Champions League, um sonho que concretizou quando esteve no Marselha mas que soube a pouco – pelos franceses, em 2022/2023, participou em apenas quatro jogos, quatro derrotas com Tottenham (0-2 e 1-2) e Eintracht Frankfurt (0-1 e 1-2) no Grupo D em que também jogou o… Sporting, mas frente aos leões, nas duas vitórias do Marselha (4-1 e 2-0), Suárez não saiu do banco de suplentes.
Depois, substituir Viktor Gyokeres, o supergoleador que em duas temporadas marcou 97 golos em 102 jogos pelos leões, com duas Bolas de Prata de melhor marcador nos dois campeonatos pelos leões conquistados, poderia assustar qualquer avançado. Mas não Suárez que, confidencia-nos fonte próxima do jogador, vê essa situação como um desafio, uma grande oportunidade.
Tudo isto em ano de Mundial, com a Colômbia muito bem posicionada para garantir uma das vagas para países da América do Sul para uma prova que vai ter lugar no Estados Unidos, Canadá e México.
O investimento
O Sporting parte então na frente para esta corrida, sabendo que o Almeria pede 25 milhões de euros para deixar sair um dos seus melhores jogadores, referência no ataque do emblema andaluz. Mas esse valor, sabe a administração sportinguista, tem margem para descer, embora se admita que sempre para casa na ordem dos 20 milhões de euros.
Será sempre um investimento avultado, na ordem das maiores feitos pelos leões. Gyokeres, por exemplo, a mais cara contratação da história do clube, chegou a Alvalade oriundo do Coventry, no verão de 2023, a troco de 20 milhões de euros mais 4 milhões por objetivos entretanto atingidos. Nesse mesmo verão, o Sporting pagou ao Lecce 18 milhões por Hjulmand, então a segunda mais cara contração do Sporting, ultrapassada pelos 19 milhões pagos ao Nordsjaelland em 2024 para ficar com Conrad Harder.
O ponta de lança colombiano, recorde-se, tem contrato com o Almeria até 2029 e cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.