Luís Freire: «Temos vindo em crescendo e queremos ganhar em Arouca»
Luís Freire (Foto: Paulo Santos/ASF)

Luís Freire: «Temos vindo em crescendo e queremos ganhar em Arouca»

NACIONAL09.12.202315:05

Técnico dos rioavistas confiante no reforço do caminho que a sua equipa tem trilhado nas últimas semanas; elogios à qualidade dos arouquenses; sobre a arbitragem, pede apenas que os juízes «façam o seu melhor e acertem»

É um Rio Ave na melhor série da temporada aquele que vai apresentar-se amanhã em Arouca.

Os vila-condenses vêm de uma vitória (2-0 ao Boavista) e dois empates (ambos 1-1, diante de Gil Vicente e Estrela da Amadora), sendo que, pela primeira vez na época, os comandados de Luís Freire conseguiram pontuar em três encontros consecutivos.

Esse dado foi ressalvado pelo técnico dos rioavistas na projeção da deslocação à Serra da Freita, mesmo que Freire não se tenha coibido de elogiar o adversário desta 13.ª jornada da Liga.

«Somos uma equipa extremamente trabalhadora, lutadora, focada nas tarefas, resiliente e que vai lutar o que for preciso para conseguimos pontos. Temos vindo em crescendo, vimos de uma série de três jogos sem derrotas e temos melhorado claramente a nossa qualidade de jogo. Queremos vencer em Arouca e com a energia que nós vamos meter em campo, temos tudo para ganhar o jogo. O Arouca é uma equipa muito respeitável, com muito bons jogadores e cuja classificação não justifica a qualidade do seu plantel. Mas nós estamos focados no nosso caminho e eu sei que tenho ali homens que, como fazem sempre, vão dar tudo para ganhar», analisou.

O bom momento por que passa a sua equipa serve, também, como fator extra de motivação para que os resultados possam continuar na senda positiva: «Temos recuperado caminho e estamos no caminho certo. Com todo o respeito pelo Arouca, acredito que amanhã vamos ganhar o jogo. O grupo está mais confiante, naturalmente, e temos todas as condições para dar sequência a esta série.»

O tema da arbitragem também esteve em destaque nesta conferência de Imprensa. Instado a pronunciar-se sobre alguns casos que têm acontecido nos jogos do Rio Ave, Luís Freire adotou uma postura positiva e pediu apenas que os árbitros tomem sempre as melhores decisões. «Sou alguém que costuma estar muito controlado nessa matéria. Já passei por muito na minha carreira, tenho 400 jogos desde a 3.ª divisão distrital até à Liga. A única coisa que eu peço é que os árbitros façam o seu melhor e acertem. Eu acredito piamente que as pessoas estão a dar o seu melhor e fazem as coisas com afinco. Conheço alguns árbitros e também sei que eles às vezes vão para casa tristes, mas não erraram com intenção. Só quero para eles o que quero para mim, é que acertem. E quando não acertarem, pelo menos que não fique evidente que foi um erro gravíssimo. Têm direito a errar, não há ninguém que não erre na vida, mas não podem ser erros graves muitas vezes, se não prejudicam o fenómeno futebol. Os árbitros também têm de ser julgados pela competência, como todos no futebol», rematou o técnico.

Recorde-se que o Rio Ave soma apenas dois triunfos na Liga, sendo que ambos foram conquistados na condição de visitado. Nesse sentido, a deslocação ao reduto do Arouca oferece aos vila-condenses a possibilidade de conseguirem, também, a primeira vitória fora de portas. Mais um desafio que pode catapultar os rioavistas para a partida desta 13.ª jornada...