Hat-trick de Lookman dá Liga Europa à Atalanta e quebra invencibilidade do Leverkusen

Hat-trick de Lookman dá Liga Europa à Atalanta e quebra invencibilidade do Leverkusen

INTERNACIONAL22.05.202421:55

Nigeriano foi o responsável pela primeira derrota da temporada de Xabi Alonso e do primeiro título europeu da história do clube italiano

A Atalanta fez história em Dublin, onde conquistou pela primeira vez na sua história uma prova europeia, neste caso, a Liga Europa, ao derrotar o Bayer Leverkusen (3-0), que, até agora, estava invicto esta temporada, para todas as competições!

Ademola Lookman foi, naturalmente, o homem desta final, com dois golos na primeira parte, tendo chegado ao hat-trick perto do fim. O nigeriano finalizou um cruzamento rasteiro de Zappacosta, aproveitando a desconcentração de Palacios, ao minuto 12.

14 minutos depois, numa jogada genial, tirou Xhaka da sua frente e, à entrada da grande área, colocou a bola no ângulo inferior esquerdo da baliza de Kovar, assinalando o bis, ainda no primeiro tempo.

Durante a partida, os alemães tiveram sempre mais posse de bola, mas estiveram irreconhecíveis, criando muito poucas oportunidades de golo ao longo dos 90 minutos e foi o avançado de 26 anos que voltou a marcar.

Num contra-ataque, a 15 minutos do fim do tempo regulamentar, recebeu a bola perto da grande área e com um remate fortíssimo, fuzilou as redes adversárias, colocando um fim na discussão do resultado.

No caminho para esta inédita conquista, o primeiro troféu de Gasperini como treinador e o primeiro do clube nos últimos 61 anos, recordar que a equipa de Bérgamo eliminou o Sporting, Liverpool e Marselha, que por sua vez tinha afastado o Benfica nos quartos de final, nas fases anteriores.

Os encarnados até torciam pelos alemães para conseguirem o apuramento direto para a Liga dos Campeões, mas isso ainda é possível, apesar deste desfecho: os italianos precisam de terminar nos quatro primeiros lugares da Serie A para as águias garantirem já essa presença na fase de grupos da liga milionária, sendo que, caso isso não aconteça, pode ser o sexto classificado (a Roma ou a Lazio) quem ocupa essa vaga extra.

Depois de se ter tornado na primeira equipa da história da Bundesliga a conquistar o título de campeão nacional sem sofrer qualquer derrota (28 vitórias e 6 empates), e com a final da Taça da Alemanha no horizonte (próximo sábado, frente ao Kaiserslautern), este recorde termina com 51 partidas consecutivas sem perder, em 2023/24, a apenas um jogo do fim da época.