«Há mais homossexuais no futebol, mas digo-lhes para não terem medo de se assumirem»
Jakub Jankto (IMAGO / Sportimage)

«Há mais homossexuais no futebol, mas digo-lhes para não terem medo de se assumirem»

INTERNACIONAL16.04.202417:20

Jakub Jantko falou do apoio que recebeu no seu clube, o Cagliari, quando assumiu a sua homossexualidade

Um ano depois de ter vindo a público assumir a sua homossexualidade, Jakub Jantko, médio checo que atua no Cagliari, recusa ver-se como um embaixador da causa. Em entrevista à France Football, o jogador preferiu reiterar a normalidade da situação.

«Não sou um jogador diferente nem uma pessoa diferente, mesmo que já não me esconda. Está tudo bem», afirmou Jantko.

«Recebi milhares de mensagens a apoiar-me. O Claudio Ranieri [treinador do Cagliari] disse-me logo que, em caso de problemas, ele ajudava-me. Os adeptos cumprimentaram-me no aeroporto quando cheguei a Itália e, a partir desse momento, senti-me mais tranquilo. As pessoas da Sardenha são extraordinárias e ajudaram-me muito. A preocupação com os jogos também desapareceu rapidamente», acrescentou.

«Conversei com o capitão [do Cagliari] Leonardo Pavoletti, que é muito cuidadoso com todos. Há quem me pergunte se nasci ou se me tornei homossexual. Também fizeram piadas, mas agora está tudo em aberto», revelou o médio checo.

De qualquer forma, Jankto não quer ser um símbolo e avisa para alguns estereótipos: «Ainda há muitas pessoas que pensam que um homossexual é uma pessoa afeminada. O importante é que a vida dos homossexuais seja respeitada». O jogador ainda deixou uma mensagem para quem hesita em assumir-se: «Há outros homossexuais no futebol, não me importo com quantos, mas digo-lhes para não terem medo de se assumirem publicamente, porque não lhes vai acontecer nada depois disso».