Geny Catamo deve recuperar para o FC Porto
Geny Catamo falha receção ao Sturm Graz mas espreita regresso com o FC Porto (IMAGO)

Geny Catamo deve recuperar para o FC Porto

NACIONAL14.12.202315:17

Extremo volta a parar devido a lesão no adutor. Está riscado para o jogo de hoje mas há esperança de que possa estar apto no clássico. Neto no onze, Eduardo Quaresma pode ser surpresa

Baixa confirmada: Geny Catamo está riscado do duelo desta noite (20 horas), em Alvalade, diante do Sturm Graz. O extremo moçambicano, de 22 anos, que cumpriu os 90 minutos no último jogo em Guimarães, foi ausência notada nos 15 minutos abertos do treino de ontem dos leões em Alcochete (realizou apenas trabalho de ginásio) e a confirmação da ausência do duelo europeu foi dada por Amorim (em poucas palavras) no lançamento do jogo. «O Geny Catamo não está apto, está fora», revelou o técnico. 

Pois bem, a poucos dias do confronto com o FC Porto, marcado para segunda-feira, resta saber se o moçambicano estará às ordens para o clássico. Ao que A BOLA apurou, tudo indica que sim. Geny voltou a parar devido a uma lesão no adutor direito (o mesmo problema que obrigou a uma paragem antes da última pausa competitiva para as seleções), porém, há esperança de que possa reentrar nas contas para o clássico. 

Geny Catamo vinda sendo aposta dos leões esta época nos jogos europeus (IMAGO)

Será, assim, sem Geny Catamo que os leões vão tentar terminar a fase de grupos da Liga Europa com mais uma vitória. Numa partida sem nada em jogo para o Sporting (já os austríacos ainda lutam com o Raków por uma vaga na Liga Conferência), Rúben Amorim prepara-se para fazer mudanças em vários setores. Até porque o jogo com FC Porto entrará, por certo, nas contas da gestão da equipa. 

A começar pela baliza. Com Franco Israel a voltar a ter uma oportunidade. Já no trio defensivo, duas certezas: Neto (confirmado por Amorim...), Coates (que volta após o castigo em Guimarães) e Gonçalo Inácio. Nas alas, as maiores dúvidas. Sobretudo no corredor direito no qual Esgaio é a única solução. E a surpresa poderá passar pela aposta em Eduardo Quaresma, jogador que teve pouco espaço esta época. Na esquerda, por sua vez, Nuno Santos está na linha da frente para ocupar a posição, ainda que exista um plano alternativo, com a subida deste para o ataque e a entrada de Matheus Reis para o corredor. No miolo, com o regresso de Daniel Bragança (ver caixa), Morita poderá ser gerido com o português a fazer dupla ou Hjulmand ou... Essugo que também procura uma oportunidade para se mostrar. O ataque, que não deverá ter Gyokeres, será entregue a Paulinho, bem como Trincão e o... intocável Pedro Gonçalves.