O MAIS VALIOSO Ex-Benfica acabou com a 'maldição' do Boavista que durava há um ano
Lystsov fez o golo que, um ano depois, deu uma vitória ao Boavista e garantiu o triunfo. Este foi o jogador mais valioso da 24.ª jornada da Liga
O Boavista ainda não vencera em casa esta época— aliás, há 12 meses que não ganhava no Bessa, desde 9 de março do ano passado quando bateu o Moreirense, somando 15 jogos sem triunfos (sete empates e oito derrotas) — até que aos 81’ e correspondendo, ao primeiro poste, a um pontapé de canto cobrado com perícia por Salvador Agra, o central russo Lystsov, 29 anos, e o jogador mais valioso de A BOLA da jornada, cabeceou para uma vitória que pôs os adeptos axadrezados em êxtase.
Produto do Lokomotiv de Moscovo e internacional russo dos sub-16 aos sub-21, chegou a Portugal em 2015 para a U. Leiria, passando depois para o Benfica B, pelo qual fez 62 jogos (quatro golos) entre 2015 e 2019. Após quatro anos no seu país voltou para Leiria a época passada e estava sem clube até que o Boavista o incluiu no lote de 10 reforços contratados em fevereiro para tentar salvar a equipa da descida. E graças ao seu bom gesto técnico, apesar dos distantes sete pontos para a linha de água, os axadrezados receberam um enorme balão de esperança.
)
Destaque também para Gyokeres, a bisar no regresso aos triunfos do Sporting três jogos depois; Úmaro Embaló, que saltou do banco para dar a suada vitória vimaranense; e o vilacondense Jonathan Panzo, outro central a decidir o jogo num pontapé de canto.
Referência ainda para Chiheb Labidi, autor do golo da vitória do Nacional para lá dos 90’; e Debast, com duas assistências em Alvalade.
REGRESSOU O ‘VELHO’ GYOKERES
Os problemas físicos que o vinham afetando nas últimas (largas) semanas parecem estar para trás. Ou, em segunda-feira de Carnaval, foram pelo menos bem disfarçados pois as temíveis arrancadas do panzer sueco voltaram a fazer mossa e os dois golos conseguidos— depois da cavalgada no primeiro, o penálti que converteu surgiu também de novo assalto desenfreado à área do Estoril — permitiram a Viktor Gyokeres alargar a vantagem no topo da classificação de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga. Na 24.ª jornada da época passada liderava com 128 pontos, mais 11 que Rafa Silva, agora tem mais 32 que o companheiro Trincão!
Numa jornada incompleta pelo adiamento do Gil Vicente-Benfica (atrasando por agora galos e águias), menção para o salto de três lugares de dois dragões: Samu (agora 5.º ao sofrer a falta e converter o penálti que abriu o marcador em Arouca) e Diogo Costa (10.º e cimentou a liderança dos guarda-redes com nova atuação decisiva para o triunfo portista).
Destaque ainda para as progressões significativas de Tiago Silva (subiu seis posições para ser 20.º) e Alanzinho (pulou sete degraus e é 21.º) numa semana em que a única novidade nos 30 da frente foi a presença do famalicense Óscar Aranda.
)