Estádio do Bolhão: uma questão de percentagem
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto (foto: HELENA VALENTE/ASF)

OPINIÃO Estádio do Bolhão: uma questão de percentagem

NACIONAL05.05.202411:00

Saindo do FC Porto Sérgio Conceição vai exigir poder absoluto noutro clube de topo? Que sentido faz?

Oitenta por cento dos portistas não antevia que André Villas-Boas ia vencer a eleição para os órgãos sociais do FC Porto com mais de 80 por cento. Dez por cento não sabia/ou não quis responder, cinco por cento queria responder, mas tinha alguém de um grupo organizado de adeptos por perto, e outros cinco por cento eram, efetivamente, membros de um ou mais grupos de adeptos organizados. O facto de ter inventado esta amostra não vem ao caso.

Na mesma linha de raciocínio, a continuidade de Sérgio Conceição no comando da equipa convoca percentagem ainda mais esmagadora: «Não fica, podem já fazer a notícia, do que estão à espera?» – ouvi isto toda a semana. Um jornalista pode ter perceção sobre um tema; cairá num erro imperdoável se a utilizar para servir ao leitor uma notícia que nenhum dos dois  – André Villas-Boas ou Sérgio Conceição – confirmou. Depois de falarem logo se saberá se a renovação do contrato do treinador com Pinto da Costa até 2028 basta para ficar no FC Porto

Oitenta por cento não quer esperar e dispensa júri para lavrar a sentença: nunca Conceição  reduzirá o poder que tem em vários departamentos. Já a razão pela qual tem esse poder parece ser pouco importante  – as dores que teve de suportar desde 2017 assim o impuseram, digo eu. A parte do poder faz-me certa confusão. Num Milan ou Chelsea desta vida (são exemplos, não pistas) Sérgio Conceição vai mandar em tudo? Não é viável. O que Conceição mais quer é ter à sua disposição uma estrutura forte, com uma linha de atuação firme e ideias concretas sobre o reforço do plantel e não ter de esperar que ‘um’ Alan Varela chegue tarde e a más horas. Se é no FC Porto ou lá fora, a resposta não passará muito de terça-feira, quando André Villas-Boas tomar posse no clube.