Boavista-Rio Ave: panteras lambem feridas, vila-condenses contra maré de empates
Estádio do Bessa (Foto: Facebook Boavista)

ANTEVISÃO Boavista-Rio Ave: panteras lambem feridas, vila-condenses contra maré de empates

NACIONAL30.03.202408:00

Axadrezados e rio-avistas medem forças este sábado, no Bessa; apenas três pontos separam os dois emblemas, que procuram regressar aos triunfos

Boavista e Rio Ave defrontam-se na 27.ª ronda da Liga, este sábado, no Estádio do Bessa, a partir das 18 horas.

Terminado o período de pausa na Liga, para compromissos das seleções, é oportuno recordar o momento de forma dos dois conjuntos, que regressam aos relvados quase duas semanas depois.

As panteras quererão fazer esquecer a derrocada em Alvalade, na jornada transata. A formação comandada por Ricardo Paiva saiu goleada do encontro frente ao líder Sporting (1-6), e não conseguiu dar sequência ao triunfo obtido na ronda 25, ante o Moreirense (1-0).

Já a turma de Luís Freire não foi além de um empate em Faro (1-1), tendo somado a quarta (!) igualdade consecutiva. Os vila-condenses procuram quebrar o ciclo de empates, que, apesar de permitir ir somando alguns pontos, não deixa a equipa numa situação verdadeiramente confortável na tabela.

Apenas três pontos separam os dois emblemas na tabela, com vantagem para os axadrezados.

Histórico de confrontos

É já um longo historial de embates entre os dois clubes, no que concerne a encontros para a principal divisão do futebol português. Em 45 partidas, a vantagem é dos rio-avistas, com 19 triunfos contra 16 dos axadrezados.

Na primeira volta da presente edição da Liga, recorde-se, a turma de Luís Freire levou a melhor (2-0), com golos de Fábio Ronaldo e Emmanuel Boateng.

No que diz respeito aos duelos no Bessa, porém, o cenário altera-se. Quem manda na Invicta é mesmo o Boavista, que bateu o emblema de Vila do Conde 11 vezes e perdeu 7.

Na época passada, na casa boavisteira, a equipa orientada por Petit venceu por 3-2, num desafio com emoção até ao fim.

Boavista

Sistema tático: 4x2x3x1

Onze provável: João Gonçalves; Pedro Malheiro, Chidozie, Filipe Ferreira, Bruno Onyemaechi; Seba Pérez, Gaius Makouta; Bruno Lourenço, Miguel Reisinho, Salvador Agra; Robert Bozeník.

Lesionados: Vincent Sasso; Luís Santos; Luís Pires; César Dutra e Augusto Dabó

Em dúvida: Rodrigo Abascal

Figura: Reisinho. O médio esquerdino tem assumido papel de destaque nos últimos jogos, com exibições de encher o olho à frente da dupla do meio-campo formada por Makouta e pelo capitão Seba Pérez. Diante do Moreirense, marcou este golaço, que deu a vitória às panteras (1-0).

O que disse Ricardo Paiva na antevisão à partida:

Rio Ave

Sistema tático: 3x4x3

Onze provável: Jhonatan; Patrick William, Aderllan Santos, Josué Sá; Costinha, Amine Oudrhiri, Adrien Silva, Fábio Ronaldo; Emmanuel Boateng, Yakubu Aziz, Úmaro Embaló.

Lesionados: Cezary Miszta

Em dúvida: Miguel Nóbrega

Figura: Emmanuel Boateng. Apesar de ter começado a partida no banco, o ganês foi decisivo na deslocação a Faro, com o golo que permitiu à formação de Luís Freire sair do Algarve com um ponto.

O que disse Luís Freire na antevisão à partida:

Este vídeo pode interessar-lhe: