Algarvios, tramados por dois centímetros, acabaram gelados (crónica)
Moreirense festeja um dos golos marcados em Portimão. Foto: LUÍS FORRA (LUSA)

Portimonense-Moreirense, 0-2 Algarvios, tramados por dois centímetros, acabaram gelados (crónica)

NACIONAL28.04.202418:46

Moreirense começou melhor, mas o Portimonense reverteu; um golo anulado por 2 centímetros, antes do gelo que desabou; cónegos recuperaram o 6.º lugar

Cinco jogos depois, o Moreirense venceu e voltou a recuperar o 6.º lugar que havia perdido para o Arouca. O Portimonense quebrou três jogos consecutivos sem perder e continua em lugar desconfortável [play-off]. A sorte dos algarvios poderia ter sido diferente se a pontaria fosse outra, num jogo com três golos anulados por fora de jogo: um para o Moreirense e dois para o Portimonense, o primeiro por… dois centímetros!

Os visitantes foram mais incisivos nos primeiros minutos, com mais ações intencionais e explorando remates de meia distância: num deles, Fabiano (3’) acertou na barra. Mais perigoso, os cónegos viram um golo de Matheus Aiás ser anulado pelo VAR por posição irregular de João Camacho, no início da jogada.

O Portimonense sentia dificuldade em progredir e esses avisos acordaram-no, passando a dividir as operações e a ter também situações de finalização. Numa delas, Carlinhos marcou de livre direto, mas o golo foi invalidado por… 2 centímetros de Tamble, que se fez ao lance. Quase de imediato o avançado do Portimonense surgiu na cara de Caio Secco, mas a definição levou a bola a rasar os ferros.

Os algarvios dominaram por completo após o descanso, esbanjaram oportunidades e tiveram mais um golo anulado por fora de jogo, de Alemão, que recargou um tiro de Hélio Varela defendido por Caio Secco. E, como muitas vezes sucede, quem não marca arrisca-se a sofrer e foi o que aconteceu ao Portimonense: numa das poucas vezes em que os visitantes chegaram à baliza de Nakamura na 2.ª parte, na sequência de canto, Maracás finalizou de cabeça e derramou um enorme balde de gelo em cima dos algarvios. Paulo Sérgio reagiu de imediato com quatro substituições, mas a reconhecida boa organização defensiva dos minhotos no momento defensivo, prevaleceu. E João Camacho ainda aumentou nos descontos, numa excelente execução num chapéu a Nakamura.