8 setembro 2024, 23:12
Rui Costa explica prejuízo da SAD com as vendas depois do Europeu
Presidente do Benfica justificou o resultado a vermelho de 31,4 milhões de euros
Encaixe das transferências do avançado croata e do central brasileiro, revelado no Relatório e Contas, gerou muita contestação nos adeptos
Em janeiro passado, o Benfica vendeu Petar Musa para o FC Dallas, da MLS (Estados Unidos), e Lucas Veríssimo para o Al Duhail, do Catar, num pacote total que, segundo as águias anunciaram na altura, teria rendido 17 milhões de euros: 9 pelo avançado croata e 8 (mais 1 milhão em bónus, ainda não atingidos) pelo central brasileiro.
8 setembro 2024, 23:12
Presidente do Benfica justificou o resultado a vermelho de 31,4 milhões de euros
Ora, no relatório e contas da SAD, divulgado no domingo, onde está refletido o prejuízo de 31,4 milhões de euros no último exercício financeiro, os encarnados detalham as operações e, contas feitas, receberam apenas 7,8 milhões de euros pelos dois jogadores.
No caso de Musa, que custou €5 M (mais 50% dos passes de Ricardo Mangas e Vukotic) junto do Boavista, a SAD do Benfica descontou mais de 5 milhões de euros em «retenção do mecanismo de solidariedade», «compromissos com terceiros» e «gastos com serviços de intermediação, após o efeito da respetiva atualização financeira, tendo em consideração o plano de pagamento estipulado». Musa esteve uma época e meia na Luz e tem estado em grande destaque no futebol norte-americano, com 15 golos apontados em 29 jogos até ao momento.
Já em relação a Lucas Veríssimo, a SAD benfiquista revela que, pelos mesmos motivos acima explicitados, descontou 4,1 milhões de euros, pelo que a saída do brasileiro para os cataris deixou nos cofres da Luz 3,9 milhões de euros, menos de metade do valor anunciado aquando da transferência.
Na mesma página do documento, explica-se que um dos objetivos cumpridos por Darwin Núñez no Liverpool rendeu 3,45 milhões de euros dos 5 milhões de euros anunciados, depois de descontados mecanismo de solidariedade, compromisso com terceiros e gastos com serviços de intermediação. Já a milionária venda de Gonçalo Ramos para o Paris Saint-Germain rendeu 58,7 milhões de euros, tendo sido descontados €6,2 M.
9 setembro 2024, 00:16
No Relatório e Contas divulgado este domingo