Al Shabab-Al Hilal: reencontro entre Vítor Pereira e Jorge Jesus, 11 anos depois de Kelvin
11 anos depois, Vítor Pereira e Jorge Jesus voltam a encontrar-se (Fotos: X/@AlShababSaudiFC (Esq.) e X/@AlHilal_SG (Dir.))

ANTEVISÃO Al Shabab-Al Hilal: reencontro entre Vítor Pereira e Jorge Jesus, 11 anos depois de Kelvin

Técnicos defrontam-se pela primeira vez desde 2013 e, desde então, os seus percursos têm sido bastante diferentes

Este sábado, joga-se um duelo português histórico. Apenas por cinco ocasiões Jorge Jesus e Vítor Pereira estiveram frente a frente, mas foi suficiente para se criar uma rivalidade grande, marcada por um momento capital na história do futebol português.

Confronto direto entre os treinadores

Falar de Vítor Pereira contra Jorge Jesus é, inevitavelmente, relembrar aquele golo de Kelvin. O golo do portista aos 90+2' daquela jornada 29 do campeonato 2012/13, que valeu o campeonato aos dragões. Certo é que esse lance acaba por ser representativo daquilo que têm sido os confrontos diretos de parte a parte: em cinco jogos disputados, Vítor Pereira venceu dois, no campeonato, e Jorge Jesus apenas um, na Taça da Liga.

Nos dois anos em que se encontraram, Vítor Pereira foi, de facto, mais bem-sucedido. O português foi bicampeão pelo FC Porto e ainda juntou duas Supertaças. O Benfica, por seu turno, só adicionou uma Taça da Liga ao seu palmarés.

Além dos confrontos diretos, os dois técnicos partilham também uma já extensa carreira no futebol estrangeiro e têm, até, alguns clubes em comum.

Flamengo e Fenerbahçe, antigas casas de ambos

Tanto Jorge Jesus como Vítor Pereira foram treinadores do Flamengo, no Brasil, e do Fenerbahçe, na Turquia. Se, no que toca a jogos entre ambos, o antigo comandante do FC Porto tem superioridade, Jesus leva a melhor quando comparamos as conquistas de ambos nos clubes que têm em comum na sua carreira.

O ex-técnico de Benfica e Sporting esteve apenas uma época no Fenerbahçe, mas nem o curto espaço de tempo o impediu de deixar a sua marca. Foi vice-campeão e venceu a Taça da Turquia, naquele que foi o seu último trabalho antes de rumar ao Al Hilal.

A primeira passagem de Vítor Pereira no Fenerbahçe, ainda que menos positiva que a de JJ, não esteve muito distante. A equipa foi vice-campeã em 2015/16, mas perdeu a final da Taça, frente ao Galatasaray. A segunda, em 2021, teve menos êxito: durou apenas meia temporada.

Vítor Pereira lançou Arda Guler no Fenerbahçe a 22 de agosto de 2021 (IMAGO)

A sua passagem pelo Flamengo não foi melhor. Num período de três meses, os resultados do português - 10 vitórias, um empate e sete derrotas - não foram os esperados e, por isso, a ligação entre ambos não foi mais prolongada.

Falar de Jesus no Flamengo tem um peso completamente diferente. Em 2019, o emblema do Rio de Janeiro tornou-se campeão com recorde de pontos no Brasileirão e venceu, 38 anos depois, a Taça Libertadores. Jorge Jesus foi tido como um verdadeiro ídolo, meses antes de sair para voltar ao Benfica.

Jorge Jesus, após a conquista da Taça Libertadores, em 2019 (IMAGO / Sports Press Photo)

Estes foram os dois clubes que JJ representou no estrangeiro, para lá do Al Hilal, onde esteve em 2018 e para onde voltou no início da atual temporada. Vítor Pereira, que conta com mais passagens, conta também com méritos noutros clubes: é recordista de pontos no Shanghai Port, da China e, ao serviço do Olympiakos, venceu campeonato e taça da Grécia em 2015.

No dia 4 de fevereiro de 2024, o Al Shabab confirmou a contratação de Vítor Pereira como treinador principal. Jorge Jesus está no Al Hilal desde o início da temporada.

Al Shabab vs Al Hilal: mundos à parte

Al Shabab e Al Hilal jogam na mesma liga e têm treinadores portugueses. É aqui que acabam as semelhanças entre os clubes. Vítor Pereira ainda só leva quatro jogos ao comando do clube saudita e só venceu por uma ocasião. Num estado oposto, está o Al Hilal. São 28 triunfos consecutivos para os comandados de Jorge Jesus, que se traduzem numa vantagem de 12 pontos para o segundo classificado, o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, Otávio e Luís Castro.

Vítor Pereira (Foto: AlShabab Saudi Club/Facebook)

São estas as condições iniciais para um confronto que volta a acontecer após 11 anos, mas em momentos muito diferentes. Se, outrora, os encontros entre Vítor Pereira e Jorge Jesus foram equilibrados, entre duas equipas com semelhantes aspirações, o embate deste sábado é entre dois emblemas com aspirações muito diferentes. O Al Hilal, que conta com jogadores como Rúben Neves, Milinkovic-Savic ou Mitrovic, tem uma equipa mais profunda, equilibrada e trabalhada que o Al Shabab que, ainda que tenha figuras como Yannick Carrasco, Rakitic ou Éver Banega, não será favorito contra a recordista de vitórias do Mundo.

Jorge Jesus no Al Hilal-Damac (@Alhilal_FC)

Al Nassr em busca de estabilidade, Al Khaleej pela manutenção

O Al Nassr está em segundo lugar, a 12 do primeiro e com mais 11 que o terceiro. O plantel de Luís Castro prepara-se, na máxima força, para enfrentar o Al Tai, primeira equipa em lugar de despromoção. Este duelo, que se adivinha desequilibrado, pode dar esperanças ao Al Khaleej de Pedro Emanuel. A equipa do técnico português, de Fábio Martins, Pedro Rebocho e Ivo Rodrigues venceu ontem o Damac por 1-0 e, assim ficou, à condição com mais nove pontos do que o adversário do Al Nassr. Khaled Narey fez, ao minuto 35, o golo que fez a diferença.