Papa Francisco abençoa os fiéis da varanda do hospital Gemelli, onde foi hospitalizado, em Roma
Papa Francisco abençoa os fiéis da varanda do hospital Gemelli, onde foi hospitalizado, em Roma (EPA/ALESSANDRO DI MEO)

Morreu o Papa Francisco

DIVERSOS21.04.202508:59

Papa apareceu domingo de Páscoa na Basílica de S. Pedro; tinha 88 anos

O Papa Francisco morreu esta segunda-feira, aos 88 anos, adiantou esta manhã o órgão oficial de comunicação social do Vaticano.

O Vatican News refere que Francisco, que esteve recentemente internado com grave problema de saúde, morreu na residência Casa Santa Marta, no Vaticano.

A história de Jorge Bergoglio e as memórias do Gasómetro

21 abril 2025, 10:30

A história de Jorge Bergoglio e as memórias do Gasómetro

«Há duas coisas de que sinto falta», disse Francisco a propósito das limitações que acompanhavam a função papal: «Uma é não poder entrar num restaurante e comer uma pizza, a outra é não ir ver o meu San Lorenzo».  Partiu Francisco, reformador da Igreja e amante de futebol...

O mesmo meio deu mais informações, referindo que às 8:45 da manhã o Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Câmara Apostólica, deu a notícia na Casa Santa Marta: «Queridos irmãos e irmãs, com profunda dor devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja. Ensinou-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão pelo seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, entregamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino.»

De acordo com informações da agência ANSA, a meio da manhã, uma das possíveis causas da morte, terá sido uma hemorragia cerebral, não diretamente relacionada com a doença respiratória que o manteve internado em fevereiro e março.

A última aparição foi domingo de manhã. Francisco compareceu na Loggia delle Benedizioni, na Basílica de São Pedro, para a bênção Urbi et Orbi, no final da Missa de Páscoa, celebrada na Praça de São Pedro pelo Cardeal Angelo Comastri.

Foi recebido com ovações dos fiéis presentes na Praça de São Pedro, mas continuou a mostrar alguma fragilidade. «Queridos irmãos e irmãs, feliz Páscoa. Encarrego o Mestre de Cerimónias de ler a mensagem», foram as poucas palavras pronunciadas pelo Papa na Loggia, que deixou a leitura da mensagem a D. Diego Ravelli.

Francisco, nome escolhido pelo argentino Jorge Bergoglio, foi internado a 14 de fevereiro, no hospital Gemelli, em Roma, para combater uma pneumonia dupla. Teve alta a 23 de março, tendo surgido frágil à janela do quarto, antes de sair para a Casa Santa Marta.

Francisco nasceu no dia 17 de Dezembro de 1936, em Buenos Aires, e era líder da Igreja Católica desde 2013. Em março desse ano escolhido para suceder a Bento XVI, que havia renunciado por motivos de saúde. Tornou-se no primeiro jesuíta e no primeiro cardeal da América Latina na liderança da Igreja.

Ao longo de 12 anos de pontificado, o Papa visitou 68 países. Em 2023, esteve em Lisboa para as Jornadas Mundiais da Juventude.

O sucessor será escolhido durante um conclave, uma reunião de cardeais que foram nomeados pelo papa como seus funcionários mais graduados, que agora serão encarregues de eleger um novo pontífice em estrita reclusão no Vaticano, nos próximos 15 a 20 dias.

Conhecido como Colégio dos Cardeais, este grupo governará a Igreja Católica no período entre a morte do Papa e a eleição do seu sucessor, que decorrerá no interior da Capela Sistina.

Durante a eleição, 138 dos 252 cardeais seniores poderão votar no novo Papa, estando excluídos os têm mais de 80 anos. O novo papa será determinado depois de cada cardeal votar no seu candidato preferido - na eleição, os cardeais queimam os boletins de voto e duas vezes por dia será enviado um sinal de fumo para indicar como está a decorrer a eleição. O fumo preto assinala uma votação inconclusiva, enquanto o fumo branco significa que foi escolhido um novo Papa.

(atualizado às 13h17 com possível causa de morte)