Futebol Feminino «Este é o ponto de partida para outras conquistas»

FUTEBOL FEMININO10.07.202313:02

Foi a 10 de Julho de 2016 que Portugal conquistou o primeiro título da sua história, vencendo o Europeu em França, e é no 10 de julho que a Seleção Nacional de futebol feminino parte para a Nova Zelândia para uma inédita participação num Campeonato do Mundo.

A coincidência no calendário reforça a convicção e o espírito coletivo, tal como salientou Fernando Gomes.

«Este foi um trajeto que começou há 40 anos e estamos pela primeira vez num Mundial. Era um sonho há muito ambicionado. Esta geração passou por muitas dificuldades, mas este é o primeiro passo, o ponto de partida para outras conquistas que iremos alcançar», afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, na receção que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu à equipa nas horas que antecedem a viagem para o outro lado do mundo, no Palácio de Belém.

O selecionador nacional, Francisco Neto, também puxou do otimismo. «Os impossíveis acabaram no futebol feminino. Temos um espírito coletivo muito forte. Esperamos ser recebidos em agosto o mais à frente possível», disse o técnico.

A capitã, Dolores Silva, deu conta do que as jogadoras levam na «bagagem»: «O espírito que houve no jogo do Estádio do Bessa. O apoio dos portugueses dá-nos um grande alento.»

A seleção ainda efetua um treino, hoje, na Cidade do Futebol, antes da partida para a Nova Zelândia, de noite. Portugal está inserido no Grupo E, com Estados Unidos (campeãs do Mundo), Países Baixos (vice-campeãs) e Vietname.